OS BENEFÍCIOS DO USO DA VITAMINA D NA PREVENÇÃO DE PRÉ ECLÂMPSIA: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Thaína Serradura Pizzimenti, Vitória da Silva Milheiro Machado, Ana Barbara Bordignon Rodrigues Menegazzo

Resumo


Objetivo: O objetivo desta revisão da literatura é investigar a relação entre a vitamina D e a pré-eclâmpsia em gestantes, com foco na prevenção dessa condição. Esta revisão busca identificar estudos que analisaram a influência da suplementação e a deficiência de vitamina D na incidência, gravidade ou desfechos relacionados à pré- eclâmpsia em gestantes em qualquer estágio da gravidez.

Métodos: A palavras-chave utilizadas foram "Pré-eclâmpsia", "Pré- eclâmpsia/hipertensão gestacional", "Vitamina D", "Suplementação de vitamina D", "Deficiência de vitamina D", "Prevenção" e "Gravidez", que foram pesquisadas nas bases de dados: PubMed, LILACS e UpToDate.

Resultado: Os 5 artigos sugerem que a suplementação de vitamina D durante a gravidez parece ser benéfica na prevenção da pré-eclâmpsia, independentemente do momento do início da suplementação ou do tipo de intervenção, embora haja algumas ressalvas sobre os níveis pré-existentes de vitamina D.

Conclusão: Apesar dos indícios sólidos da relação entre a vitamina D e a pré- eclâmpsia nos artigos revisados, é crucial destacar a necessidade de mais pesquisas e estudos clínicos bem conduzidos para estabelecer diretrizes eficazes na prevenção dessa condição. Isso pode ter um impacto significativo na saúde das gestantes e na redução dos riscos da pré-eclâmpsia.

 

 

 

 

Palavras-chave: "Pré-eclâmpsia"; "Pré-eclâmpsia/hipertensão gestacional"; "Vitamina D"; "Suplementação de vitamina D"; "Deficiência de vitamina D"; "Prevenção" e "Gravidez”.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.