IMPACTO DO VOLUME TIREOIDIANO NOS NÍVEIS SÉRICOS DE CÁLCIO IÔNICO E PTH APÓS TIREOIDECTOMIA TOTAL

Lucas Norambuena Aulicino, Nicolas Johnson de Oliveira Vieira, João Victor Marques Cruz Helene de Oliveira, Rogério Aparecido Dedivitis

Resumo


Há controvérsia quanto à relação entre o volume da glândula tireóidea e o hipoparatireoidismo após tireoidectomia total. Objetivo: Avaliar a massa da glândula tireóidea como fator de risco para hipoparatireoidismo após tireoidectomia total. Métodos: Pacientes submetidos à tireoidectomia total entre janeiro de 2022 e setembro de 2023 foram retrospectivamente avaliados quanto aos níveis séricos de cálcio iônico e PTH ultrassensível, medidos no pré-operatório e entre 30 e 60 dias de pós-operatório e a massa da tireoide, obtida pela pesagem do espécime. Resultados: Foram avaliados 174 pacientes, com predomínio do gênero feminino (89,7%), mediana etária de 50,5 anos e mediana do volume do bócio de 36,3mL. Verificou-se redução no pós- em relação ao pré-operatório, tanto para o PTH como para o cálcio iônico (p<0,05). Não se observou alteração significativa em relação às medidas de PTH e o volume (p=0,481). Para o cálcio, verificou-se uma tendência à associação entre as medidas do volume em relação à sua alteração entre o pré- e o pós-operatório, sendo marginalmente significativa (p=0,051). Conclusão: É possível haver associação entre volume e alteração nas medidas pré- e pós-operatório do cálcio iônico, embora o valor obtido (p=0,051) seja considerado marginalmente significativo. Não houve associação significativa com as medidas pré- e pós- operatório do PTH.

DESCRITORES:    :    Hipoparatireoidismo.    Tireoidectomia    Total.    Complicações. Hormônio Paratireoidiano. Hipocalcemia.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.