NIVEIS DE PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS AUTISTAS - CASA, ESCOLA E COMUNIDADE.

Elizabete Virginio Felipe, Priscila Lanzillotta

Resumo


O Transtorno do espectro autista ou TEA é uma condição que afeta principalmente o desenvolvimento da criança, tanto na comunicação quanto na interação social e pode acarretar alterações nas interações sociais importantes. Objetivo: Este presente estudo tem como objetivo descrever o nível de participação de crianças autistas em casa, comunidade e escola. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática, através das bases de dados Lilacs, Scielo, Bireme e PEdro, em estudos publicados nos anos de 2015 a 2022. Como critério para inclusão foram: artigos que atingiam no tema proposto na presente pesquisa, crianças e sem comorbidades associadas ao TEA, e excluídos os estudos que apareceram nas buscas, mas não abordavam o assunto. Resultados: Foram encontrados ao todo 125 trabalhos, porém permaneceram 12 artigos e através da análise observamos que grande parte citava mais sobre os níveis de participação social na escola e comunidade, ficando o âmbito casa pouco explorado. Conclusão: Conclui-se então que existem poucas pesquisas que abordem a participação na interação social de crianças TEA em todos os âmbitos da vida dela, principalmente em casa e, portanto, esperamos que no futuro tenhamos mais informações e engajamentos sobre esse tema e que ele seja proposto com mais exatidão.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.