ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: ANÁLISE DOS INDICADORES DE DESEMPENHO EM UMA UNIDADE LOCAL DE SAÚDE PORTUGUESA, ENTRE 2010 E 2016

Alexandre Morais Nunes, Andreia Afonso de Matos

Resumo


A atenção primária à saúde em Portugal sofreram várias transformações no seu modelo de operação, organizando-se, desde 2008 em unidades de maior dimensão conhecidas como Agrupamentos de Centros de Saúde, alguns integrados juntamente com hospitais em um modelo inovador, conhecido como Unidade Local de Saúde. O presente artigo objetiva, por meio de um estudo de caso, avaliar os resultados desse processo em termos de um conjunto de indicadores de acesso, qualidade e eficiência, entre os anos 2010 e 2016. Como resultados, verificou-se que a definição de objetivos, o monitoramento e o processo de contratação em ULS gerou uma melhoria crescente dos resultados de desempenho na atenção primária. No entanto, é necessária uma atualização permanente e uma aposta na inovação de gestão, indo ao encontro dos temos contratuais definidos pelo Ministério da Saúde desde 2017.

PRIMARY HEALTH CARE: ANALYSIS OF THE PERFORMANCE INDICATORS IN A PORTUGUESE LOCAL HEALTH UNIT, BETWEEN 2010 AND 2016

Primary health care in Portugal underwent several transformations in its model of performance, being organized since 2008 in larger units known as Clusters of Health Centers, some integrated to hospitals in an innovative model called Local Health Unit. This article aims to evaluate the results of this process in terms of a set of indicators of access, quality and efficiency between 2010 and 2016. Through this study, it was verified that the objectives of the definition, monitoring and contracting process in the ULS generated an improvement in performance in primary care. However, a permanent update is necessary and bets on the managerial innovation, taking into account the contractual deadlines defined by the Ministry of Health from 2017.


Palavras-chave


atenção primária à saúde; unidade local de saúde; contratação; acesso; qualidade e eficiência

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