ENSINO DE ENTOMOLOGIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO OESTE DE SANTA CATARINA

Simone Aparecida Martelli, Sandra Mara Sabedot Bordin, Junir Antônio Lutinski

Resumo


Práticas pedagógicas diferenciadas estimulam os estudantes a participar e ampliar o conhecimento, desenvolvendo a criatividade. O objetivo do estudo foi desenvolver e avaliar práticas pedagógicas, nas aulas de Ciências, com enfoque na Entomologia com destaque para as abelhas. O trabalho foi desenvolvido em uma escola localizada na região oeste do estado de Santa Catarina, com estudantes de duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental. Foi aplicado um pré-questionário e após o desenvolvimento de práticas pedagógicas, um pós-questionário. Os recursos didáticos, os mais apreciados pelos estudantes foram: vídeos (56,7%), seguido de aulas expositivas com datashow (40%). As práticas e os recursos metodológicos utilizados na pesquisa podem ser recomendados porque atraem a atenção dos estudantes e os mesmos se sentem motivados a conhecer e realizar as atividades.

ENTOMOLOGY TEACHING AT A STATE SCHOOL IN WESTERN SANTA CATARINA

Differentiated pedagogical practices encourage students to participate and expand knowledge, developing creativity. The objective of the study was to develop and evaluate pedagogical practices in Science classes, with a focus on Entomology with emphasis on bees. The work was developed in a school located in the western region of the state of Santa Catarina, with students from two classes of the 7th year of Elementary School. A pre-questionnaire was applied and after the development of pedagogical practices, a post-questionnaire. The didactic resources, the most appreciated by the students were: videos (56.7%), followed by expository classes with datashow (40%). The practices and methodological resources used in the research can be recommended because they attract the attention of students and they feel motivated to know and carry out the activities.


Palavras-chave


educação, ensino fundamental, práticas pedagógicas

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP

ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083

Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Indexadores

 

Estatística de Acesso à RUEP

Monitorado desde 22 de novembro de 2016.