AVANÇOS E DESAFIOS NA ADOÇÃO DO MODELO DE ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA COVID-19

Westerlanio Andrei de Souza Freitas, Auritony Camurça da Silva

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo identificar os principais avanços e desafios na adoção do modelo de ensino remoto, em substituição às aulas presenciais, realizada durante o chamado período complementar excepcional na Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA. Essa mudança se deu em decorrência das medidas de distanciamento social adotas no contexto da pandemia COVID-19. Com base na triangulação de dados de natureza qualitativa e quantitativa foi possível concluir que a mudança do modelo de aulas se deu de forma apressada e não planejada, prejudicando a exposição dos conteúdos e comprometendo o nível de aprendizado dos alunos; configurando-se, assim, como principal desavio a ser superado o aperfeiçoamento da didática empregada, a partir de um melhor planejamento pedagógico e da preparação adequada dos professores ao novo modelo de ensino.

ADVANCES AND CHALLENGES IN THE ADOPTION OF THE REMOTE EDUCATION MODEL DURING THE COVID-19 PANDEMIC

The present work aims to identify the main advances and challenges in the adoption of the remote teaching model, replacing face-to-face classes, held during the so-called exceptional complementary period at the Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA. This change occurred as a result of the social distance measures adopted in the context of the COVID-19 pandemic. Based on the triangulation of data of a qualitative and quantitative nature, it was possible to conclude that the change in the model of classes took place in a hasty and unplanned way, impairing the exposure of the contents and compromising the students' level of learning; configuring, thus, as the main challenge to be overcome the improvement of the didactics used, based on a better pedagogical planning and the adequate preparation of teachers for the new teaching model.


Palavras-chave


período suplementar excepcional, ensino a distância ead, tecnologia e educação

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Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
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