REESTRUTURAÇÃO DO ROTEIRO TURÍSTICO DA REPRESA DE ITUPARARANGA: UM ESTUDO DE CASO

Jennifer Rhayra Pires de Campos, Neander Kaubatz, Neila Conceição Cunha-Nardy

Resumo


Com o crescimento do setor turístico e da percepção de sua riqueza natural e cultural no país, a cidade de Piedade/SP passou a investir na criação de roteiros turísticos, entre eles o roteiro da represa de Itupararanga. O objetivo deste artigo foi analisar o roteiro e propor sua reestruturação. A pesquisa foi de natureza descritiva, de caráter exploratório e do tipo quali-quantitativa. O método utilizado foi o estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, aplicada aos onze empresários participantes do roteiro, e do questionário, aplicado a 152 turistas. Os resultados mostraram visão dos agentes econômicos envolvidos, a carência de planejamento, infraestrutura, comunicação e outros. A partir destas informações foi possível elaborar uma proposta de reestruturação do roteiro com vistas a impulsionar a economia local.

RESTRUCTURING THE TOURIST ROUTE OF THE ITUPARARANGA DAM: A CASE STUDY

With the growth of the tourism sector and the perception of its natural and cultural wealth in the country, the city of Piedade/SP started investing in the elaboration of tourist itineraries. The latest one, is the Itupararanga dam’s tourist itinerary. The aims of this paper is to perform an analysis of this itinerary and then suggest effective solutions. The research was descriptive, quali-quantitative. The method used was the case study. The tools for collecting data were the semi-structured interview, applied to eleven businesspersons that incorporate the itinerary, and a questionnaire, applied to the 152 tourists. The results allowed us to understand the stakeholders' view of the itinerary, enlightening the lack of planning, infrastructure, communication, etc. Based on this information, it was possible to develop a restructuring proposal which aims to improve the tourist itinerary as well as to boost the local economy.
Keywords: Tourism. Planning. Rural tourism.


Palavras-chave


turismo; planejamento; turismo rural

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