Lesões de Ombro em Atletas Amadores de Voleibol

Stefane Mira Marques, Ana Lúcia Rocha Miranda, Cíntia Estevam de Almeida, Fernanda Moura Mendes, Larissa França Bizinelli, Avelino Ribeiro Buongermino, Marcus Vinícius Gonçalves Torres Azevedo

Resumo


No voleibol o movimento da articulação glenoumeral é bastante exigido (saque, manchete, levantamento e cortada) e a energia envolvida nele é bastante elevada o que afeta e ultrapassa os limites fisiológicos desta articulação, podendo resultar nas famosas tendinite do manguito rotador, devido aos movimentos repetitivos. O objetivo do estudo foi uma revisão literária para analisar o índice de lesões aos atletas amadores de voleibol.

O resultado mostrou que a tendinite do manguito rotador é a lesão inflamatória mais frequente na prática esportiva do vôlei, seguida o conflito sub-acromial, a síndrome de dor no ombro representa a terceira lesão mais comum. Observamos que é necessário aos atletas de voleibol um treinamento e conscientização adequado para a prevenção assim evitando maiores comprometimentos articulares e musculares.

Texto completo:

PDF

Referências


CRISTIANI, B.S; OLIVEIRA, S.L. Lesões em atletas veteranas de voleibol. 12º Congresso de Iniciação Científica, 6ª Mostra de Pós-graduação, Sao Paulo, p.972, 23 nov. 2009.

MATTHLESEN, S.Q. Um estudo sobre o voleibol: em busca de elementos para sua compreensão. Revista Brasileira de Ciências do Esporte , v.15, n.2, p.194-99, 1993.

OLIVEIRA L., CARVALHO P., MOREIRA C., Estudo Electromiográfico do Conflito Sub-Acromial. Centro de Estudos do Movimento e Actividade Humana (CEMAH)/Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP)/Instituto P.olitécnico do Porto (IPP)/Vila Nova de Gaia/Portuga, 2010.

PIRES, L.M.T., BINI, I.C., FERNANDES, W.V.B., et al. Lesões no ombro e sua relação com a prática do voleibol - Revisão da Literatura. Revista Cientifica Internacional, Curitiba, 01 dez. 2009.

SILVA, R.T. Lesões no Membro Superior no Esporte. Revista Brasileira de Ortopedia. São Paulo, 2010.

SOUZA, R. S., NUNES, G. S., MENEZES, F. S., et al; Instabilidade articular, dor e força dos músculos estabilizadores do ombro em atletas de voleibol; Revista Saúde Santa Maria; 2012

UGRINOWITSCH, C. Determinação de equações preditivas para a capacidade de salto vertical através de testes isocinéticos em jogadores de voleibol. São Paulo, 1997. 84p. Dissertação (Mestrado) – Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP

ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083

Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Indexadores

 

Estatística de Acesso à RUEP

Monitorado desde 22 de novembro de 2016.