ANÁLISE DO DESEMPENHO, EVASÃO E TEMPO PARA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL EM FUNÇÃO DA FORMA DE INGRESSO, REGIME DO CURSO E SEXO

Leila Aparecida de Castro Motta, Maria Clara Avelar Silva

Resumo


O artigo estuda a variação do desempenho, evasão e tempo para integralização do curso conforme regime de matrícula, forma de ingresso e sexo dos estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Uberlândia. O objetivo do estudo foi detectar as possíveis influências das variáveis estudadas e fornecer indicativos que norteiem futuras decisões para as instituições e cursos de engenharia civil. Utilizou-se tratamento estatístico descritivo e de variância. Observou-se, com o estudo, que os estudantes com regime de matrícula por bloco apresentam melhores indicadores comparados ao regime de matrícula por disciplina. Os estudantes ingressantes pelo vestibular seriado e pelo Sisu apresentam melhores rendimentos se comparados aos ingressante pelo vestibular tradicional. A taxa de evasão por transferência dos alunos ingressantes pelo Sisu é maior. Por fim, em relação ao sexo dos estudantes, percebeu-se que o desempenho das mulheres foi sempre superior ao dos homens, mesmo quando essas eram minoria significativa dentro do curso.

ANALYSIS OF PERFORMANCE, DROPOUT AND GRADUATION TIME OF CIVIL ENGINEERING STUDENTS ACCORDING TO THE ADMISSION EXAM, COURSE REGIMENT AND SEX

This work presents a study about performance, evasion and time for the completion of the course according to admission exam, academic enrollment regime and sex of students of the Civil Engineering course of the Federal University of Uberlândia. The aim of the study was to detect the possible influences of the variables studied and to provide indications that guide future decisions for civil engineering courses and Institutions. In order to achieve this purpose, descriptive and variance statistical treatment was used in order to evaluate the relevance of the data, thus providing concrete conclusions on the subject. It was observed that the enrollment in blocks of disciplines pre-defined by the rules of course presents better indicators than enrollment in isolated disciplines by students' choice. Regarding the form of admission, students entering the serial entrance exam and Sisu have better yields than the traditional entrance exam. However, the dropout rate for transfer of students entering Sisu is higher. Finally, in relation to the sex of the students, it was noticed that the performance of women was always higher than that of men, even when they were a significant minority in the course.


Palavras-chave


engenharia civil; evasão; forma de ingresso; rendimento acadêmico; regime de matrícula; tempo de formação

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