FERRAMENTA LÚDICA DE ENSINO SOBRE INTERPRETAÇÃO DOS RÓTULOS ALIMENTÍCIOS PARA POPULAÇÃO

Eduardo Bulhões Leopoldo da Câmara, Gabriela Zanotto Della Giustina, Letícia de Lima Mendonça, Thiago Luis de Holanda Rego, Ellany Gurgel Cosme do Nascimento

Resumo


Relato de ação realizada por estudantes de medicina em supermercado quanto à leitura e interpretação dos rótulos dos alimentos, a partir de uma abordagem lúdica, com uso de caixa decorada em simulação de um e utilização da rede social no processo de educação em vigilância sanitária. Públicos diversos foram atingidos, a partir de informações passadas de maneira dinâmica e didática, contribuindo para a consolidação do conhecimento proposto em paralelo ao desenvolvimento de habilidades médicas condizentes com a Diretriz Nacional Curricular do curso de Medicina aos estudantes. Constatou-se que os participantes não possuíam o hábito de ler e não sabiam interpretar o rótulo dos alimentos. A participação ativa positiva das pessoas pôde ajudar no conhecimento acerca do rótulo de alimentos e de como interpretá-los, os quais são fundamentais para guiar o comprador a uma decisão sanitária e nutritiva.

TEACHING TOOL FOR INTERPRETING FOOD LABELS FOR THE POPULATION

Report of an action taken by medical students in a supermarket regarding the reading and interpretation of food labels, based on a playful approach, using a box decorated in a simulation of one and using the social network in the health surveillance education process. Different audiences were reached, based on information passed in a dynamic and didactic way, contributing to the consolidation of the knowledge proposed in parallel to the development of medical skills consistent with the National Curricular Guideline of the medical course for students. It was found that the participants did not have the habit of reading and did not know how to interpret the food label. The positive active participation of people could help in the knowledge about the food label and how to interpret it, which are fundamental to guide the buyer to a sanitary and nutritious decision.

HERRAMIENTA DE JUEGO DIDÁCTICO SOBRE LA INTERPRETACIÓN DE ETIQUETAS DE ALIMENTOS PARA LA POBLACIÓN

Informe de actuación realizado por estudiantes de medicina en supermercados sobre la lectura e interpretación de etiquetas de alimentos, basado en un enfoque lúdico, utilizando una caja decorada en una simulación de una y utilizando la red social en el proceso de educación en vigilancia de la salud. Se llegó a diferentes públicos, a partir de información transmitida de forma dinámica y didáctica, contribuyendo a la consolidación de los conocimientos propuestos en paralelo al desarrollo de las habilidades médicas acordes con la Guía Curricular Nacional del curso de medicina para estudiantes. Se encontró que los participantes no tenían el hábito de leer y no sabían interpretar la etiqueta de los alimentos. La participación activa positiva de las personas podría ayudar en el conocimiento sobre la etiqueta de los alimentos y cómo interpretarla, que son fundamentales para orientar al comprador hacia una decisión sanitaria y nutritiva.


Palavras-chave


rotulagem de alimentos; vigilância em saúde pública; medicina preventiva; comportamento do consumidor

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP

ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083

Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., limite para publicar a edição - 31 de maio
Segundo trimestre, abr./jun., limite para publicar a edição - 31 de agosto
Terceiro trimestre, jul./set., limite para publicar a edição - 30 de novembro
Quarto trimestre, out./dez., limite para publicar a edição - 31 de março

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Indexadores

 

Estatística de Acesso à RUEP

Monitorado desde 22 de novembro de 2016.