UM JOGO DIDÁTICO COMO METODOLOGIA ATIVA NA APRENDIZAGEM EM ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS

Nathália de Oliveira Paiva, Vitor Manuel Barros Ferreira, Jean Carlos Miranda, Maíra Moraes

Resumo


Este trabalho teve como objetivo a elaboração e avaliação do jogo “O mundo dos poríferos e cnidários: entre esponjas e águas-vivas” como metodologia ativa no ensino dos Filos Porifera e Cnidaria. O material foi desenvolvido, inicialmente em forma física, e posteriormente, adaptado para o ensino remoto. O jogo físico não foi aplicado devido a pandemia do novo Coronavírus. O jogo virtual foi aplicado a 20 alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Como forma de avaliação, foi aplicado um questionário de usabilidade com o objetivo de levantar a opinião dos alunos quanto a funcionalidade e estética do jogo. Os resultados obtidos evidenciaram que o jogo contribuiu de maneira relevante, podendo ser uma ferramenta eficaz no processo de ensino-aprendizagem dos temas abordados.

A DIDACTIC GAME AS AN ACTIVE METHODOLOGY IN LEARNING INVERTEBRATE ZOOLOGY

This study had as objective the elaboration and evaluation of the game "The world of poriferans and cnidarians: between sponges and jellyfish" as an active methodology in the teaching of Porifera and Cnidaria phyla. The material was developed initially in physical form, and later adapted for remote teaching. The physical game was not applied due to the new Coronavirus pandemic. The virtual game was applied to 20 students of the degree course in Biological Sciences of the Universidade do Estado do Rio de Janeiro. As a form of evaluation, a usability questionnaire was applied in order to raise the students' opinion about the functionality and aesthetics of the game. The results obtained evidenced that the game contributed in a relevant way, being able to be an effective tool in the teaching-learning process of the approached themes.


Palavras-chave


ensino de biologia; lúdico; recursos didáticos

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ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083

Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
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Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
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