O AMBIENTE EDUCACIONAL ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE UMA INSTITUIÇÃO EM SANTOS-SP
Resumo
Objetivo: avaliar a percepção dos educadores atuantes na Associação Casa da Criança de Santos a respeito do contexto ambiental. Metodologia: foi aplicado um questionário adaptado do Infant/Toddler Environment Rating Scale (ITERS-R), distribuído de forma on-line para os educadores. Resultados: Doze colaboradoras participaram da pesquisa. A pontuação obtida foi de 54,25 o que corresponde a 78,6% da pontuação possível. O item espaço e mobiliário, obteve a pontuação correspondente a 80%; o item atividades obteve pontuação corresponde a 74,7%; o item interação obteve a pontuação correspondente a 85,41%; o item estrutura do programa obteve pontuação correspondente a 79,83%. Considerações finais: Concluímos que na percepção das monitoras e professoras atuantes, a ACCS possui qualidade satisfatória do ambiente educativo, de acordo com o que é visado na literatura.
THE EDUCATIONAL ENVIRONMENT THROUGH THE PERCEPTION OF PROFESSIONALS FROM AN INSTITUTION IN SANTOS-SP
Objective: to evaluate the perception of educators working at the Associação Casa da Criança de Santos regarding the environmental context. Methodology: a questionnaire adapted from the Infant/Toddler Environment Rating Scale (ITERS-R) was applied, distributed on-line to the educators. Results: Twelve female collaborators participated in the survey. The score obtained was 54.25, which corresponds to 78.6% of the possible score. The space and furniture item got a score corresponding to 80%; the activities item got a score corresponding to 74.7%; the interaction item got a score corresponding to 85.41%; and the program structure item got a score corresponding to 79.83%. Final considerations: We concluded that, in the perception of the monitors and active teachers, the ACCS has a satisfactory quality of educational environment, according to what is aimed at in the literature.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP
ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083
Periodicidade: Trimestral
Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Indexadores
Estatística de Acesso à RUEP
Monitorado desde 22 de novembro de 2016.