TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA REVISÃO DE ASPECTOS DE SEU DIAGNÓSTICO NO BRASIL
Resumo
Introdução: O transtorno do espectro autista (TEA) atualmente é entendido como distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por déficit na comunicação social e padrões restritos e repetitivos de comportamentos que podem ser manifestados nos primeiros meses de vida. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi revisar a idade em que os diagnósticos de TEA são realizados no Brasil, assim como os fatores que postergam esse diagnóstico, com a finalidade de estabelecer um perfil epidemiológico e possibilitar diagnósticos mais precoces. Metodologia: Essa revisão sistemática da literatura utilizou as bases dados PubMed, LILACS e SciELO e encontrou 4 artigos que respondiam às perguntas desta revisão. Resultados: Como resultado obteve-se uma média de diagnósticos ocorrendo aos 5 anos de idade, com grande variabilidade entre a idade mais precoce e mais tardia de diagnóstico. Nenhum estudo diferenciou os indivíduos de acordo com sua etnia. Fatores econômicos e educacionais não foram apresentados em relação direta com a idade de diagnóstico e idades parentais e grau de escolaridade familiar tiveram grande variação entre os estudos. Dois artigos apresentaram uma média de 3 anos entre a primeira percepção de sinais relacionados ao TEA e a definição diagnóstica. Conclusão: Estudos internacionais conseguiram obter uma média de idade de diagnóstico de TEA inferior à identificada no Brasil, porém com média de tempo similar entre a identificação de sinais e diagnóstico. Fatores sociais e econômicos não parecem ter impacto na idade de diagnóstico, enquanto políticas públicas próprias de cada país ainda merecem mais investigação.
AUTISM SPECTRUM DISORDER (ASD): A REVIEW OF ASPECTS OF ITS DIAGNOSIS IN BRAZIL
Introduction: Autism spectrum disorders (ASD) are currently understood as a neurodevelopmental disorder characterized by deficits in social communication and restricted and repetitive patterns of behavior that can be manifested in the first months of life. Objectives: The objective of this study was to review the age at which ASD diagnoses are made in Brazil, as well as the factors that delay this diagnosis, in order to establish an epidemiological profile and enable earlier diagnoses. Methodology: This systematic literature review used the databases PubMed, LILACS and SciELO and found 4 studies that answered the questions of this review. Results: As a result, an average of diagnoses occurring at 5 years of age was obtained, with great variability between the earliest and later age of diagnosis. No studies differentiated individuals accor-ding to their ethnicity. Economic and educational factors were not presented in direct relation to age of diagnosis, and parental ages and level of family education had great variation between studies. Two articles showed an average of 3 years between the first perception of signs related to ASD and the diagnostic definition. Conclusion: International studies were able to obtain a mean age at diagnosis of ASD lower than that identified in Brazil, but with a similar mean time between the identification of signs and diagno-sis. Social and economic factors do not seem to have an impact on age at diagnosis, while public policies specific to each country still deserve further investigation.
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