CENÁRIOS DOS MODELOS DE EDUCAÇÃO EM 2034: UMA APLICAÇÃO NA ESCOLA AMERICANA DE CAMPINAS
Resumo
Este artigo tem por objetivo prospectar futuros cenários em instrução/métodos de ensino e modelo de negócios em educação, em resposta às mudanças tecnológicas e às expectativas sociais, com uma aplicação na Escola Americana de Campinas (EAC), uma instituição bilíngue de elite. A pesquisa emprega uma metodologia de cenários, identificando fatores-chave como desenvolvimento de docentes e interações aluno-professor como essenciais para o futuro da educação. Quatro cenários são propostos, variando em graus de interatividade e uso de tecnologia, desde uma sala de aula sem fronteiras até uma educação expositiva massificada. O estudo conclui que a EAC precisará adaptar seu modelo educacional para atender às novas demandas, destacando a importância de investir em tecnologia e repensar o uso de espaços físicos para garantir a sustentabilidade e relevância a longo prazo.
SCENARIOS OF EDUCATIONAL MODELS IN 2034: AN APPLICATION AT THE AMERICAN SCHOOL OF CAMPINAS
This article aims to prospect future scenarios in instruction/teaching methods and business model in education, in response to technological changes and social expectations, with an application at Escola Americana de Campinas (EAC), an elite bilingual institution. The research employs a scenario methodology, identifying key factors such as teacher development and student-teacher interactions as essential to the future of education. Four scenarios are proposed, varying in degrees of interactivity and use of technology, from a borderless classroom to mass expository education. The study concludes that EAC will need to adapt its educational model to meet new demands, highlighting the importance of investing in technology and rethinking the use of physical spaces to ensure long-term sustainability and relevance.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP
ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083
Periodicidade: Trimestral
Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Indexadores
Estatística de Acesso à RUEP
Monitorado desde 22 de novembro de 2016.