CENÁRIOS DOS MODELOS DE EDUCAÇÃO EM 2034: UMA APLICAÇÃO NA ESCOLA AMERICANA DE CAMPINAS

Lucas Pezzo Lobo, Renata Giovinazzo Spers, Samantha Mazzero

Resumo


Este artigo tem por objetivo prospectar futuros cenários em instrução/métodos de ensino e modelo de negócios em educação, em resposta às mudanças tecnológicas e às expectativas sociais, com uma aplicação na Escola Americana de Campinas (EAC), uma instituição bilíngue de elite. A pesquisa emprega uma metodologia de cenários, identificando fatores-chave como desenvolvimento de docentes e interações aluno-professor como essenciais para o futuro da educação. Quatro cenários são propostos, variando em graus de interatividade e uso de tecnologia, desde uma sala de aula sem fronteiras até uma educação expositiva massificada. O estudo conclui que a EAC precisará adaptar seu modelo educacional para atender às novas demandas, destacando a importância de investir em tecnologia e repensar o uso de espaços físicos para garantir a sustentabilidade e relevância a longo prazo.

SCENARIOS OF EDUCATIONAL MODELS IN 2034: AN APPLICATION AT THE AMERICAN SCHOOL OF CAMPINAS

This article aims to prospect future scenarios in instruction/teaching methods and business model in education, in response to technological changes and social expectations, with an application at Escola Americana de Campinas (EAC), an elite bilingual institution. The research employs a scenario methodology, identifying key factors such as teacher development and student-teacher interactions as essential to the future of education. Four scenarios are proposed, varying in degrees of interactivity and use of technology, from a borderless classroom to mass expository education. The study concludes that EAC will need to adapt its educational model to meet new demands, highlighting the importance of investing in technology and rethinking the use of physical spaces to ensure long-term sustainability and relevance.


Palavras-chave


educação. cenários futuros. método delphi

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