PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS
Resumo
Objetivo: Descrever as facilidades, dificuldades e perspectivas no desenvolvimento das práticas de educação em saúde na Estratégia Saúde da Família (ESF), na percepção de enfermeiros. Método: Estudo qualitativo, realizado em sete Unidades de Saúde da Família do município de Feira de Santana-BA. Os participantes foram 10 enfermeiros. Utilizou-se a entrevista semiestruturada para a coleta de dados, que foram analisados a partir da Análise de Conteúdo Temática. Resultados: Emergiram três categorias empíricas: Facilidades no desenvolvimento das práticas de educação em saúde na ESF; dificuldades no desenvolvimento das práticas de educação em saúde na ESF; e perspectivas no desenvolvimento das práticas de educação em saúde na ESF. Conclusão: Recomendamos a utilização de metodologias pedagógicas inovadoras, estratégias e que promovam a participação mais ativa da população nas atividades de educação em saúde.
HEALTH EDUCATION PRACTICES IN THE FAMILY HEALTH STRATEGY: NURSES’ PERCEPTION
Objective: To describe the facilities, difficulties and perspectives in the development of health education practices in the Family Health Strategy (ESF), in the perception of nurses. Method: Qualitative study, carried out in seven Family Health Units in the city of Feira de Santana-BA. The participants were 10 nurses. Semi-structured interviews were used to collect data, which were analyzed using Thematic Content Analysis. Results: Three empirical categories emerged: Facilities in developing health education practices in the ESF; difficulties in developing health education practices in the ESF; and perspectives on the development of health education practices in the ESF. Conclusion: We recommend the use of innovative pedagogical methodologies and strategies that promote more active participation of the population in health education activities.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP
ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083
Periodicidade: Trimestral
Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Indexadores
Estatística de Acesso à RUEP
Monitorado desde 22 de novembro de 2016.