Risco de amputação em polineuropatia diabética

Pedro Henrique de Medeiros, Carolina Almeida Braga Araujo

Resumo


Resumo

 

Introdução: A diabetes é atualmente uma doença crônica incapacitante ligada diretamente ao desenvolvimento de polineuropatias que com seu agravamento leva a amputações e complicações clínicas severas.

 

Objetivos: Esta pesquisa tem como objetivo primário realizar uma revisão bibliográfica sobre os fatores de risco para a amputação em indivíduos com polineuropatias decorrentes da diabetes mellitus e como objetivo secundário verificar quais são os fatores predominantes e suas principais causas e incidência relacionada ao tipo de diabetes.

 

Método: Para a realização deste trabalho, foi realizado um levantamento bibliográfico no período compreendido entre outubro e novembro de 2013, utilizando uma busca da literatura por meio de consulta nas bases de dados eletrônicos Scielo,Google Acadêmico e Pedro.org. As palavras-chave utilizadas foram: amputação, polineuropatia, Diabetes Mellitus.

Como critério de inclusão foram selecionados artigos nos idiomas português , artigos publicados no período a partir de 2000 e que relatassem informações sobre polineuropatias de origem diabéticas correlacionadas a complicação de amputações de membros, como critério de exclusão adotado foram excluídos artigos que não abordavam o tema estudado.

 

Resultados: Observou-se existência de associação entre amputação, principalmente de membros inferiores com a presença da polineuropatia diabética. O tratamento do DM e o comparecimento às consultas médicas são importantes fatores associados à prevenção dessas amputações.

 

Palavras-chave: amputação, polineuropatia, Diabetes Mellitus. 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP

ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083

Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Indexadores

 

Estatística de Acesso à RUEP

Monitorado desde 22 de novembro de 2016.