EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Resumo
Desde a 1ª Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, em Estocolmo (Suécia), em 1972, já se passaram 50 anos, mas no Brasil, ainda seguimos com discussões sobre tendências e correntes para a Educação Ambiental e com poucas ações na Educação Básica, que possam ser consideradas exitosas. Diante deste cenário, objetivamos, através do estado da arte, analisar as pesquisas sobre a Educação Ambiental na Educação Básica. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, que buscou na base de dados SciELO, entre o período de 2012 a 2022, por artigos que relacionassem Educação Ambiental e Educação Básica. Como resultado, foram selecionados onze artigos, a maioria com foco na formação de/dos professores, utilizando-se como instrumento de coleta de dados, as entrevistas e os questionários. Sabemos que a oferta de formação docente se configura como instrumento pedagógico importante e necessário, para que a Educação Ambiental seja desenvolvida nas escolas, mas precisamos voltar nosso olhar para o currículo, visto que este não é neutro. Faz-se necessário, também registrar, que ao focar as pesquisas nas coletas e discussão de dados, a academia comete um grande erro, pois usa dos espaços escolares para identificar as fragilidades ou potencialidades da escola e dos sujeitos envolvidos no contexto escolar, produzindo, porém, conhecimentos que pouco irão impactar positivamente com a implantação da Educação Ambiental na Educação Básica.
ENVIRONMENTAL EDUCATION IN BASIC EDUCATION: A SYSTEMATIC REVIEW
Since the 1st United Nations Conference on the Human Environment, in Stockholm (Sweden), in 1972, 50 years have passed, but in Brazil, we still continue with discussions on trends and currents for Environmental Education and with few actions in basic education, which can be considered successful. Given this scenario, we aim, through the state of the art, to analyze research on Environmental Education in Basic Education. Methodologically, this is a qualitative and bibliographical research, which searched the SciELO database, between the period 2012 to 2022, for articles that related Environmental Education and Basic Education. As a result, selected eleven articles, the majority focused on teacher training, using interviews and questionnaires as data collection instruments. We know that the provision of teacher training is an important and necessary pedagogical tool for Environmental Education to be developed in schools, but we need to turn our attention to the curriculum, since it is not neutral. It is also necessary to register that, by focusing research on data collection and discussion, the academy makes a big mistake, as it uses school spaces to identify the weaknesses or strengths of the school and the subjects involved in the school context, producing, however, knowledge that will have little positive impact with the implementation of Environmental Education in basic education.
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