INFLUÊNCIA DO PROFESSOR NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO ALUNO DURANTE E APÓS O ENSINO MÉDIO

Romualdo Santos Silva Junior, José Rafael dos Santos

Resumo


O processo de interação entre professor-aluno e suas evoluções na aprendizagem com base em relações sociais e afetivas, desenvolvem uma convivência de respeito entre os mesmos, vindo a ocorrer mudança na relação cultural e profissional do aluno na sociedade. A fim de analisar e compreender a relação professor-aluno durante e após o ensino médio, um estudo de caso foi realizado observando a interação de diálogo e afetividade entre os mesmos, de maneira que isso pudesse de alguma maneira ser influencia para a formação continuada, ou seja, na aprendizagem significativa do aluno.


Texto completo:

PDF

Referências


AQUINO, J. R. G. A desordem na relação professor-aluno: indisciplina, moralidade e conhecimento. São Paulo: Summus editorial, 1996.

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. 1. Ed., Lisboa-PT, Plátano Edições Técnicas, 2003. 219p.

______. A Teoria da Aprendizagem Significativa segundo Ausubel. In: MASINI, E. F. S.; MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa: condições de ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. 1ª. Ed. São Paulo: Vetor, 2008. Cap. 1.

CORTI, A. P. & VÓVIO, C. L. Jovens na alfabetização: para além de decifrar palavras, decifrar mundos. Brasília: Ministério da Educação / Ação Educativa, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, M.. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, 1999.

LABURÚ, C. Eduardo. Fundamentos para um experimento cativante. Caderno Brasileiro do Ensino de Física, v. 3, n. 3: p. 382-404, dez. 2006.

MOREIRA, M. A. Subsídios teóricos para o professor pesquisador em ensino de ciências: A Teoria da Aprendizagem Significativa. Porto Alegre-RS, 2009.

MOREIRA, M. A. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. Revista Chilena de Educação Científica, 4 (2): 38-4 4, 2005.

MOREIRA, M.A. A Teoria da Aprendizagem Significativa, Instituto de Física UFRGS, 1º ed., Porto Alegre, 2009. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/Subsidios3.pdf, acessado em 27/06/2013.

MOREIRA, M. A; MASSINI, E. F. S. Aprendizagem significativa :A teoria de David Ausubel, São Paulo, Editora Centauro, 2011.

MULLER, M.G. Metodologias interativas de Ensino na Formação de Professores de Física: Um estudo do caso com o peer instruction. Dissertação de Mestrado. UFRGS. 2013.

SELLES, E. S. Formação continuada e desenvolvimento profissional de professores de ciências: anotações de um projeto. Revista Ensaio. V.2, 2002.

SILVA Jr, R. S. Um olhar direcionado para a aprendizagem significativa do aluno. Caderno de Física da UEFS 12 (02): 07-10, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP

ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083

Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Indexadores

 

Estatística de Acesso à RUEP

Monitorado desde 22 de novembro de 2016.