SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS

Fabiana Oliveira Santos de Souza, Angélica Cristina Lima da Silva, Celine de Carvalho Furtado, Dionize Montanha

Resumo


A Síndrome dos Ovários Policísticos é uma doença endócrina complexa que tem como elementos principais hiperandrogenismo e anovulação crônica. Caracteriza-se por sinais de irregularidade menstrual, amenorréia, hirsutismo, acne, alopecia e seborreia. A denominação dada a esta síndrome se deve à presença frequente de ovários aumentados de volume, com hipertrofia do estroma e múltiplos cistos na periferia da córtex. Ao longo dos anos a Síndrome dos Ovários Policísticos  evoluiu de uma doença para uma síndrome e tem havido muita mas há crescentes evidências de uma base genética a fisiopatologia ainda não é bem compreendida. É importante ressaltar que gestantes com Síndrome dos Ovários Policísticos apresentam maior incidência de complicações obstétricas. Na mais recente metanálise avaliando gravidez em mulheres com Síndrome dos Ovários Policísticos, foi observado que estas mulheres apresentam maiores riscos para o desenvolvimento de diabetes gestacional, hipertensão induzida pela gestação, pré-eclâmpsia e nascimentos pré-termos. A acne e o hirsutismo são as primeiras manifestações da Síndrome dos Ovários Policísticos. A acne é uma doença que ocorre na pele e afeta maioritariamente a face, tendo características inflamatórias, os seus sinais são excesso de gordura na pele criando comedões que podem atingir camadas mais profundas da pele . O hirsutismo caracteriza-se por um crescimento excessivo de pêlo nas mulheres em duas zonas anatómicas características da distribuição masculina. A anovulação é um dos problemas associado a Síndrome dos Ovários Policísticos, sendo um fator muito importante para a mulher, pois causa-lhe problemas de infertilidade e a consequente impossibilidade de engravidar. Tratamento de sinais e sintomas do hiperandrogenismo, infertilidade e Prevenção de consequências a longo prazo. O tratamento farmacológico pode ser indicado para a regulação da menstruação, o hirsutismo, a acne e a infertilidade. A Síndrome dos Ovários Policísticos é uma síndrome complexa que tem várias possíveis origens e uma delas é a resistência à insulina. Por isso o foco do tratamento deve ser o combate a esta alteração. A Síndrome dos Ovários Policísticos não pode ser prevenida, mas quanto mais precoce for o diagnóstico, menor será a chance de complicações futuras. Já na adolescência podem ser notados os sinais desta síndrome e, por isso, além dos fatores hereditários que podem prenunciar o surgimento futuro desta doença , deve-se estar atento à obesidade, à quantidade de pelos no corpo e ao padrão menstrual alterado, geralmente longo, alterações estas que podem ser notadas pelos pais ou pelo ginecologista geral. A síndrome dos ovários policísticos deve ser diagnosticada e tratada já na adolescência devido às complicações reprodutivas, metabólicas e oncológicas que podem estar associadas a ela. O melhor tratamento preventivo é uma dieta alimentar equilibrada e um estilo de vida saudável.


Texto completo:

PDF

Referências


DIAMANT, YZ; RIMON, E., EVRON, S. .High incidence of preeclamptic toxemia in patients with polycystic ovarian disease. Eur J Obstet Gynecol Reprod Biol.;14(3):199-204, 1982. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3737012/ , Acesso em: 05/05/2015.

ESCOBAR-MORREALE, H.F.; LUQUE-RAMIREZ, M.; SAN MILLÍAN, J. L..The molecular-genetic basis of functional hyperandrogenism and the polycystic ovary syndrome. Endocr Rev.;26(2):251-82, 2005. Disponível em : http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15561799 , Acesso em: 05/05/2015.

MIKOLA, M. et al. Obstetric outcome in women with polycystic ovarian syndrome. Hum Reprod. ;16(2):226-9, 2001. Disponível em : http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4064757/ , Acesso em: 05/05/2015.

.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP

ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083

Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Indexadores

 

Estatística de Acesso à RUEP

Monitorado desde 22 de novembro de 2016.