HIV - PROTEÍNAS: CCR5 E CXCR4

José Uilton Silva de Melo, Frederico Kauffmann Barbosa

Resumo


Resumo

O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), quando em vez in vivo, infectar células do sistema imunológico, inciando o processo por meio de uma interação da glicoproteína 120 (gp120) com o receptor CD4 da célula que consequentemente induz a alça V3 da gp120 a se ligar no receptor CCR5 ou CXCR4 o que permite que a glicoproteína (gp41) – glicoproteína transmembranar de envelopamento uma a membrana do vírus com a membrana da célula vírus as membranas para então depositar o capsídeo no citoplama da célula, em seguida o capsídeo se desfaz liberando o RNA. Posteriormente esse RNA sofre a ação da enzima transcriptase reversa que sintetiza o DNA viral a partir desse RNA, com o DNA viral sintetizado a enzima integrase liga este DNA ao DNA da célula hospedeira, logo se a célula ativa o processo de transcrição de gene, o DNA viral, também será transcrito e gerará novas partículas virais, onde a enzima protease sintetiza as proteínas necessárias para o desenvolvimento da partícula viral. Contudo os fármacos antirretrovirais agem interropendo ou dificultando o ciclo viral impedindo a ação da enzima integrase de ligar o DNA viral ao DNA da célula; ou inibindo a função da enzima protease de sintetizar as proteínas importantes para seja o desenvolvimento da partícula viral e os anti-retrovirais inibidores de fusão tem como função agir nas glicoproteínas transmembranares do vírus não permitindo ou dificultando a ligação com os receptores celulares impedindo que ocorra a infecção.

 

Palavras chaves: receptor CCR5, receptor CXCR4, inibidores de fusão, HIV, estrutura do HIV.


Texto completo:

PDF

Referências


SOUZA, Marcus VinÌcius Nora de. Fuzeon, o primeiro medicamento de uma nova classe anti-HIV denominada inibidores de fusão., São Paulo, v. 00, n. 00, p.01-116, 01 mar. 2005. Disponível em: . Acesso em: 27 set. 2015.

GROTTO, Rejane M.t.; PARDINI, Maria I.m.c.. Biologia molecular do HIV-1 e genética da resistência humana à AIDS. Famerp, Rio de Janeiro, v. 13, n. 01, p.01-04, 13 set. 2009. Disponível em: . Acesso em: 27 set. 2015.

TEMPAKU, Priscila Farias. Análise do gene CCR5 em paciente infectados pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Revista UNILUS Ensino e Pesquisa, Santos, v. 12, n. 26, p.54-55, jan. 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP

ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083

Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Indexadores

 

Estatística de Acesso à RUEP

Monitorado desde 22 de novembro de 2016.