O administrador e suas competências

Claudia do Nascimento Pereira, Irinéia César da Silva Vasques, Domeiver Verni

Resumo


O presente trabalho irá abordar as competências do administrador e sua importância nas organizações. Competência pode ser definida como a qualidade de quem é capaz de analisar uma situação, apresentar soluções e resolver assuntos ou problemas (CHIAVENATO, 2003, p. 49). Essas competências se dão pela composição daquilo que a companhia carrega (culturas, valores, conhecimentos, vantagens competitivas) com o que o indivíduo pode agregar. Cada ser traz em si uma série única de experiências e conhecimentos contraídos ao longo de sua vida pessoal e profissional, formando um conjunto específico de competências (individuais) que, em conjunto com outros indivíduos, possuidores de outras competências, formam uma organização, um sistema de conhecimentos e experiências integrado a fim de totalizar vantagens competitivas (competências centrais). Atualmente, verifica-se a necessidade do gestor ter uma visão mais ampla do seu negócio e compreender que todas as áreas da sua empresa estão interligadas.


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Referências


CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Jandeiro: Elsevier, 2003.

LACOMBE, Francisco José; HEILBORN, Gilberto Luiz José. Administração – princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003.


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