PRODUÇÃO BIOFÁRMACO ESTREPTOQUINASE A PARTIR DE BIORREATOR

Karina de Sá Ferreira, Winnie Baskerville Doneux, Andressa Rodrigues Fernandes, Camila Fernandes Brugger, Cleide Barbieri de Souza

Resumo


Biofármacos são medicamentos obtidos a partir de processos biológicos, ou seja, com princípio ativo por meio de células modificadas geneticamente. Esses processos biotecnológicos (in vitro) ou (in vivo) permitem a produção de novas proteínas mais complexas, proteínas com maior ou menor atividade biológica, vida média e efeitos colaterais do que as já existentes.

                   O uso de biorreatores para a produção desses biofármacos é essencial, pois eles são reatores químicos que catalisam reações usando enzimas ou células vivas.  A escolha dos tipos de biorreatores e bioprocessos depende da classificação do produto microbiano. Para a produção de estreptoquinase, é necessário utilizar o bioprocesso descontínuo alimentado ou batelada alimentada.

                   A estreptoquinase é uma proteína secretada por várias espécies de estreptococos beta-hemolíticos que ativam o sistema fibrinolítico endógeno que facilita os mecanismos que farão a transformação de plasmogênio em plasmina, que irá destruir os coágulos de fibrina. Esta enzima é amplamente usada nos dias atuais, sob a forma injetável, como um agente trombolítico no tratamento de problemas circulatórios como: infarto agudo no miocárdio (IAM) o qual é causado pelo bloqueio do fluxo sanguíneo, fazendo com que o miocárdio (músculo cardíaco) seja danificado; tromboses que ocorre quando há formação de um coagulo sanguíneo em algum vaso sanguíneo (principalmente das pernas) bloqueando a passagem de sangue e causando edema no local.

 

 

Palavras-chaves: biotecnologia; estreptoquinase; biorreator; trombose; infarto agudo do miocárdio.


Texto completo:

PDF

Referências


GUIDO, Rafael V. C.; ANDRICOPULO, Adriano D., OLIVA, Glaucius. Planejamento de fármacos, biotecnologia e química medicinal: aplicações em doenças infecciosas. v.24, n.70, 2010. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142010000300006>Acesso em: 29 ago. 2015

LUNARDI, Juleane. Produção da proteína recombinante estreptoquinase (streptococcus dysgalactiae subsp. equisimilis) em biorreator utilizando diferentes estratégias de batelada alimentada. 2011. Disponível em . Acesso em: 08 ago.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP

ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083

Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Indexadores

 

Estatística de Acesso à RUEP

Monitorado desde 22 de novembro de 2016.