Terapia Com Células-Tronco
Resumo
Muitos estudos estão sendo desenvolvidos através das terapias com células tronco na medicina. Os resultados das pesquisas dependem do tipo de célula-tronco escolhida, podendo variar com relação a sua maturação e diferenciação. As células-tronco são células indiferenciadas que possuem grande habilidade de autorrenovação e capacidade de se diferenciar em pelo menos uma célula específica. Devido ao grande potencial de diferenciação, o potencial terapêutico das células-tronco representa uma esperança de cura. Dessa forma o objetivo deste estudo é fazer um levantamento sobre a terapia celular autóloga e heteróloga que consiste na utilização das células-tronco adultas com objetivos terapêuticos, as células-tronco podem ser usadas de diferentes maneiras: injetadas na circulação ou usadas localmente. Basicamente a terapia celular é o transplante de novas células em órgãos afetados por patologias, na expectativa que elas se diferenciem fazendo assim a substituição das células danificadas pela doença, e os conceitos éticos sobre a utilização terapêutica das células-tronco, principalmente as embrionárias, que fazem com que seu uso seja limitado.
Texto completo:
PDFReferências
CELULAR, Rede Nacional de Terapia. O que são células-tronco? Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2015.
EMERICK, Maria Celeste; MONTENEGRO, Karla B. M.; EMERICK, Wim Celeste. Novas Tecnologias na Genética Humana: Avanços e Impacto para a Saúde. Rio de Janeiro: Projeto Ghente, 2007.
MARTINS-COSTA, Judith et al. Bioética e Responsabilidade. Rio de Janeiro: Forense, 2009.
SEQUERRA., Eduardo Bouth. Knoepfler Lab Stem Cell Blog: Building biomed bridges. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2015.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP
ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083
Periodicidade: Trimestral
Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 15 de janeiro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Indexadores
Estatística de Acesso à RUEP
Monitorado desde 22 de novembro de 2016.