ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO E SOROLÓGICO DO ESCORPIONISMO NO BRASIL, COM FOCO NA ESPÉCIE TITYUS SERRULATUS

KARLA VASQUES DA COSTA, DAYANE MORAIS JACINTO, ISAEL GOMES DE OLIVEIRA JUNIOR, VICTOR DUTRA DE OLIVEIRA, MANASSÉS ELIEZER DA ROCHA, Fabiana Gaspar Gonzalez Gonzalez, Luiz Henrique Gagliani

Resumo


Também conhecidos como lacraus, os escorpiões surgiram há 450 milhões de anos, no ambiente marinho. Os primeiros registros deste aracnídeo no ambiente terrestre são datados de 325 a 350 milhões de anos atrás. Algumas espécies de escorpiões se adaptaram à vida em ambiente urbano, como é o caso dos butídeos brasileiros Tityus bahiensis, T. serrulatuse T. Stigmurus. Estes escorpiões sãooportunistas, se alimentam de baratas e grilos em áreas urbanas, e T. serrulatuse T. stigmurus possuem populações reconhecidamente partenogenéticas, estratégia reprodutiva vantajosa na colonização e proliferação de cidades. Não coincidentemente, estas três espécies, as mais adaptadas ao ambiente urbano, são as principais responsáveis por acidentes escorpiônicos no Brasil, já tendo sido registrados surtos populacionais, principalmente nas regiões Nordeste e Sudeste. Esta pesquisa aborda o histórico dos acidentes envolvendo escorpiões no Brasil com ênfase no gênero Tityus no Brasil, sendo o foco na espécie Tityus serrulatus, conhecido popularmente como “escorpião amarelo”, além dos outros escorpiões da espécie Tityus que se relacionam com acidentes a humanos, que são Tityus bahienses, Tityus stigmurus. Com este trabalho objetivamos contribuir, em parte, ao conhecimento sobre as espécies de escorpiões, suas características morfológicas, e seu habitat para a intensificação das ações de prevenção, como também mostrar a importância de se conhecer as substâncias presentes nos venenos para produção de soros antiescorpiônicos. Também foi abordado o cenário epidemiológico de acidentes com escorpiões no país, bem como as características sorológicas importantes para o desenvolvimento de soros contra os venenos produzidos por diferentes tipos de escorpiões.

Palavras-chave: Escorpiões; Tityus serrulatus; Acidentes; Epidemiologia.


Texto completo:

PDF

Referências


BRAZIL, Tania Kobler; PORTO, Tiago Jordão. Os escorpiões. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2010

OSSANAI, Luciene ToshieTakeishi. Efeitos da injeção intra-hipocampal de toxinas isoladas do veneno de escorpião Tityusbahiensis em ratos. 2009. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2015.

SAUDE, Portal da. Animais peçonhentos - Escorpiões. Disponível em:. Acesso em: 15 maio 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP

ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083

Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Indexadores

 

Estatística de Acesso à RUEP

Monitorado desde 22 de novembro de 2016.