O DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE EM COMUNICAÇÃO MÉDICO-PACIENTE NA GRADUAÇÃO MÉDICA: EXPERIÊNCIA DO UNILUS
Resumo
Introdução: Nas últimas décadas os temas que abordam a relação médico-paciente e a humanização vem sendo bastante discutidos e ganhando destaque na literatura nacional e internacional. Embora isto seja um avanço, não tem sido proporcional o esforço para a inserção desses temas na formação do médico. Com o intuito de proporcionar aos alunos do curso de medicina do UNILUS, desde o seu ingresso, uma formação que privilegie esses temas e as habilidades para o desenvolvimento desta aprendizagem, foi criada dentro da disciplina de Habilidades Práticas, desde agosto de 2010, a estação de Comunicação, hoje ministrada nos primeiros, segundos e terceiros anos com enfoques diferentes. Objetivos: descrever a experiência, os temas, os objetivos e a metodologia utilizada na estação de Comunicação e mostrar o progresso alcançado baseado nas avaliações individuais. Metodologia: foi feita uma abordagem teórico-referenciada e um levantamento do que vem sendo desenvolvido com os alunos com base nas ementas dos três anos e nas avaliações individuais. Resultados: as avaliações mostram que há um progresso da maioria dos alunos no que se refere ao aumento da consciência em adotar uma postura mais humanista. O mesmo se observa ao avaliar o paciente como um ser biopsicossocial, ao estabelecer relações interpessoais mais adequadas e produtivas com os pacientes e familiares, além do aumento do autoconhecimento e da necessidade de adotar uma postura mais reflexiva com relação às suas atitudes. Conclusão: a metodologia favorece a aprendizagem e, portanto, o alcance dos objetivos a que se propõe a estação de Comunicação, sendo uma proposta válida na experiência da graduação médica do UNILUS.
Palavras-chave: habilidade em comunicação; relação médico-paciente; formação médica UNILUS
Texto completo:
PDFReferências
Avaliação prática de habilidades clínicas em medicina / editor Iolanda de Fátima Calvo Tibério ... [et AL.]. São Paulo: Editora Atheneu, 2012
Ementas das Disciplinas de Habilidades Práticas, Curso de Medicina. UNILUS. 2010 – 2015
JUNQUEIRA, V. Ensino médico : o rigor e a grandeza do aprendizado.CFM-Conselho Federal de Medicina, v.2, p. 87-95, mai/ago. 2013.
PEDROSA, C. O médico do futuro. Revista de Humanidades Médicas. CFM-Conselho Federal de Medicina, v.2, p. 74-85,mai/ago. 2013.
PESSINI, L; BERTACHINI, L. Humanizar os cuidados de saúde.CFM-Conselho Federal de Medicina, v.2, p. 44-51, mai/ago. 2013.
PORTO, C.C, Semiologia Médica. 7ª edição, ed. Guanabara, Rio de Janeiro,2013
PRATA, H.M. Humanidade e singularidade da relação médico-paciente. CFM-Conselho Federal de Medicina, v.5, p. 87-95, mai/ago. 2014.
SOUZA, P.H. Quem não se comunica... Revista de Humanidades Médicas. CFM-Conselho Federal de Medicina, v.3, p. 9-24, set/dez. 2013.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP
ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083
Periodicidade: Trimestral
Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 15 de janeiro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Indexadores
Estatística de Acesso à RUEP
Monitorado desde 22 de novembro de 2016.