Implante Coclear - Atribuições Funcionais

Camila Rodrigues Franco, Luciana S. de Azevedo Rajabally

Resumo


As mudanças tecnológicas dos últimos anos promoveram grandes avanços na medicina. Discorreremos sobre uma delas aqui, com intuito de esclarecer, seus aspectos técnicos e funcionais. O implante coclear é um desses acréscimos, pois é um dispositivo eletrônico com alta complexidade conhecido como ouvido biônico, implantado por meio de um procedimento cirúrgico invasivo na região da mastóide (atrás da orelha), realizado principalmente em crianças portadoras de deficiência auditiva neurossensorial de grau profundo na fase pré-lingual que não se adaptaram aos aparelhos auditivos. O intento do implante coclear é substituir a função das células ciliadas da cóclea, no ouvido interno, e estimular o nervo auditivo proporcionando a percepção dos sons da fala em frequências altas (agudos), captando os sons do ambiente e convertendo-os em impulsos nervosos conhecidos e interpretados pelo cérebro. Este trabalho apresenta o conceito de implante coclear e as consequências deste avanço tecnológico na vida das crianças portadoras de deficiência auditiva neurossensorial de grau profundo na fase pré-lingual.

 

Palavras-chave: Implante coclear. Ouvido biônico. Deficiência Auditiva. Surdez profunda.


Texto completo:

PDF

Referências


BEVILACQUA, M.C.; COSTA, O. A.; CARVALHO, A. C. M.; et al. In: FERNANDES, F. D. M.; MENDES, B. C. A.; NAVAS, A. L. P. G. P.; Tratado de Fonoaudiologia. Roca, São Paulo, v. 2, p. 220-231, 2010.

BEVILACQUA, M. C.; MORET, A. L. M.; COSTA, O. A.; AMANTINI, B. In. BEVILACQUA, M. C.; MORET, A. L. M.; Deficiência auditiva: conversando com familiares e profissionais da saúde. Pulso, São Paulo, p. 123-138, 2005.

FUNDAÇÃO OTORRINOLARINGOLOGIA, Implante coclear. Disponível em: http://www.forl.org.br/pdf/seminarios/seminario_1.pdf Acesso em: 6 de maio de 2015.

PORTAL OTORRINOLARINGOLOGIA, o que é implante coclear. Disponível em: http://www.portalotorrinolaringologia.com.br/O-que-%C3%A9-o-implante-coclear.php Acesso em: 01 de outubro de 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP

ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083

Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Indexadores

 

Estatística de Acesso à RUEP

Monitorado desde 22 de novembro de 2016.