TÉCNICAS UTILIZADAS EM RADIOTERAPIA

Jéssica Alves Fernandes, Paulo Pinhal Junior

Resumo


A radiação não é vista pelo paciente, não causa dor e pode ser associada com a quimioterapia ou cirurgia. A radioterapia é uma modalidade terapêutica e esta tem como objetivo destruir um tecido alvo através da relação entre a probabilidade de controlar o tumor e a ocorrência de complicações no tecido saudável ou aliviar os sintomas do paciente. Cabe a esta área da medicina diagnosticar, executar tratamentos, acompanhar e oferecer cuidados de suporte aos mesmos, através de uma gestão multidisciplinar. De acordo com a localização da fonte de radiação, destacam-se dois tipos de radioterapia, a radioterapia externa ou teleterapia: onde a fonte de radiação é externa ao paciente, e a radioterapia interna ou braquiterapia: onde a fonte de radiação é colocada no interior do paciente, de forma temporária ou permanente, ou é aplicada diretamente na superfície da região do corpo a ser tratada (CARVALHO 2014).


Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, N. P. F. O trabalho em radioterapia: profissionais, práticas e dinâmicas. 2014. 10 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, Porto, 2014. Disponível em: . Acesso em: 08 jul. 2014.

RODRIGUES, M. J. P. Avaliação de Métodos de Cálculo de Barreiras de Proteção Radiológica em Instalações de Radioterapia Externa e Braquiterapia. 2012. 9 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Biomédica e Biofísica, Faculdade de Ciência (fc), Lisboa, 2012. Disponível em: . Acesso em: 13 maio 2012.

MARTINS, A. C. S. O Método de Pontos Interiores no Planejamento da Radioterapia. 2011. 2 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Biometria, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, 2011. Disponível em: . Acesso em: 25 maio 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP

ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083

Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Indexadores

 

Estatística de Acesso à RUEP

Monitorado desde 22 de novembro de 2016.