ESTUDO E CARACTERIZAÇÃO DO BACILLUS SPP. RESISTENTE A METAIS PESADOS ISOLADOS DE AMBIENTES CONTAMINADOS
Gabrielle Barbosa Borgomoni, Cleide Barbieri de Souza
Resumo
A água é um elemento fundamental para a sobrevivência. Hábitos sustentáveis e o consumo consciente se faz necessário para que se reverta a situação atual dos recursos hídricos. Apesar de haver grande quantidade de água no planeta Terra, a água apropriada para o consumo humano (doce) é limitada. Atividade industriais têm causado inúmeros acidentes ecológicos, assim como o petróleo extraído dos mares e os metais pesados usados na mineração e lançados na água por acidente, ou negligência, o grande número de dejetos das grandes cidades, descarregando em córregos, rios e mares também contribuem para a poluição e a contaminação das águas, além de muitos outros. Um exemplo dessa situação ocorre na cidade do Cubatão (São Paulo-Brasil), que tem sido alvo de pesquisas, pelo seu elevado nível de contaminação em sedimentos em áreas costeiras. Dentro dos compostos poluitivos inorgânicos os metais pesados se destacam pelo seu alto nível de toxicidade, sua exposição acarreta danos graves à saúde humana. Existem processos químicos/físicos que são utilizados para remover metais pesados, porém apresentam limitações a níveis técnicos e econômicos, o que levou a procura de novas tecnologias, nesse contexto destacou-se a biorremediação, como uma alternativa eficiente e de baixo custo se comparada às metodologias convencionais. O objetivo deste estudo é a continuação de um trabalho realizado anteriormente o qual foi isolado um microrganismo do gênero bacilos (gram +) com espécie ainda desconhecida que se mostrou altamente resistente ao mercúrio, valores de resistência ao mercúrio 130 vezes maior comparado aos valores de referência. Para tanto, será dada continuação nas análises de resistência utilizando além do mercúrio outros íons metálicos como o cobre, níquel e zinco. Será realizada a identificação molecular da espécie deste bacilo, e se este microrganismo não for patogênico e continuar se mostrando satisfatoriamente eficiente quanto a sua tolerância a altas concentrações de metais pesados, já sua espécie identificada, este será direcionado à alguma estação de tratamento de efluentes industriais.
BAVYKIN, Sergei G et al. USE OF 16S RRNA, 23S RRNA, AND GYRB GENE SEQUENCE ANALYSIS TO DETERMINE PHYLOGENETIC RELATIONSHIPS OF BACILLUS CEREUS GROUP MICROORGANISMS. 2004. Disponível em: Acesso em 14 de março de 2015. GOTO, Keiichi et al. APPLICATION OF THE PARTIAL 16S rDNA SEQUENCE AS AN INDEX FOR RAPID EDENTIFICATION OF SPECIES IN THE GENUS BACILLUS. 2005. Disponível em:Acesso em 11 de março de 2015. GOTO, Keiichi et al. EVALUATION OF THE HYPERVARIABLE REGION IN THE 16S RDNA SEQUENCE AS AN INDEX FOR RAPID SPECIES IDENTIFICATION IN THE GENUS PAENIBACILLUS. 2006. Disponível em: < https://www.jstage.jst.go.jp/article/jgam/48/5/48_5_281/_article>Acesso em 11 de março de 2015. INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL, ÁGUA DOCE E LIMPA: DE “DADIVA” À RARIDADE. 2005. Disponível em: < http://www.socioambiental.org/esp/agua/pgn/ > Acesso em 30 de março de 2015.
Apontamentos
Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP
Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 15 de janeiro Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março