Sigom - Sistema Gerenciador de Oficinas Mecânicas

Claudio Costa Matos, Cristiano Trajano, Fellipe Santana, Guaraci Nascimento, Lucas Gasbarro, Marcia Carneiro

Resumo


Devido à popularização dos aparelhos eletrônicos nos dias atuais, muitas pessoas que não estavam familiarizadas com o manuseio de computadores pessoais, passaram a emprega-los no cotidiano, transformando-os em itens presentes no seu dia-a-dia. Em virtude disto, as mais diversas profissões assimilaram esta nova tecnologia e não vêem dificuldades em seu uso. SIGOM é um sistema voltado para oficinas mecânicas de pequeno porte, que não necessita de acesso à internet e pode ser instalado em qualquer sistema operacional e que atende todas as carências deste ramo de atividade, profissionalizando o trabalho, outrora feito de maneira rudimentar, auxiliando o empreendedor do setor, em todas as suas necessidades. O desenvolvimento do sistema é voltado para computadores de baixíssimo custo, muitas vezes considerados defasados, mas que ainda tem a capacidade de rodar um programa funcional e de extrema utilidade para os microempresários do segmento de reparos mecânicos automotivos. Em virtude da necessidade de um aplicativo de baixo custo e de exigência mínima de requisitos, surge a oportunidade de um aplicativo ágil, muito prático e que supre todas as carências identificadas como fundamentais para o exercício. Além da possibilidade do uso de computadores antigos, que não comportariam aplicativos semelhantes, que demandam de hardwares mais potentes e/ou periféricos modernos, que necessitam de acesso em tempo integral à internet e uma pessoa dedicada para realizar a alimentação de dados para o sistema. Sua praticidade são os requisitos mínimos, não necessitar de acesso à internet, pequeno espaço em disco e realização de cópias de segurança com extrema facilidade. Ademais, sua interface intuitiva demonstra que o usuário não precisa possuir conhecimentos avançados em informática, podendo realizar quaisquer das atividades disponíveis no sistema, com apenas alguns cliques do mouse, sem nenhuma dificuldade.

Texto completo:

PDF

Referências


C. J. DATE E HUGH DARWEN. A Guide to the SQL Standard: A user's guide to the standard database language SQL, Fourth Edition, Addison-Wesley, 1997.

RAMEZ ELMASRI E SHAMKANT NAVATHE. Sistemas de Banco de Dados, 4ª Edição, Addison-Wesley, março de 2005.

DANIEL IMAMURA. Manual MySql Workbench, Edição Digital, disponível em http://www.danielimamura.com.br/wp-content/uploads/2011/06/workbench-en.a4.pdf acessado em 20/09/2015, Junho de 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP

ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083

Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Indexadores

 

Estatística de Acesso à RUEP

Monitorado desde 22 de novembro de 2016.