REDUÇÃO DO TEMPO E FACILITAÇÃO DO ACESSO A MEDICAMENTO IMUNOBIOLÓGICO PARA TRATAMENTO DE ARTRITE REUMATOIDE COM A IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE SUPORTE TELEFÔNICO

Priscila Freitas Cirico, Mário Ivo Serinolli

Resumo


A falta de informações sobre o fornecimento de medicamentos de alto custo pelo Sistema Único de Saúde constitui preocupação de laboratórios farmacêuticos. Nesse sentido, uma Empresa Brasileira de Soluções Integradas em Saúde desenvolveu um programa educacional para suporte, por intermédio de contatos telefônicos, aos pacientes com artrite reumatoide e com dificuldades para obter esse tipo de medicamento. As orientações se basearam no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde do Brasil. Este relato técnico avalia o tempo médio de acesso antes e após implantação do programa referido.  A análise dos resultados demonstrou a redução do tempo médio de acesso em 70% na presença do suporte, contribuindo para o sucesso do tratamento proposto. 


Palavras-chave


Gestão em Saúde; Suporte Telefônico; Medicamentos de Alto Custo; Acessibilidade.

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