METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA

Márcia Cristina Rocha Paranhos, Mayra Louyse Rocha Paranhos, Luiz Custódio de Souza Filho, José Rafael dos Santos

Resumo


No Ensino de Física, o currículo prioriza a quantidade de conteúdo focando nas aulas expositivas sem complementar algumas atividades diferenciadas que motivem os alunos na busca da aprendizagem. E uma das maneiras de solucionar tal problemática é a utilização de novas metodologias. Este trabalho apresenta uma análise comparativa entre três metodologias de ensino, a seguir: 1) Aprendizagem Baseada em Problemas/Problem Based Learning (ABP/PBL); 2) Ensino por Investigação (EPI) e 3) Demonstração de Aulas Interativas (ILDs). Buscamos refletir em como tais metodologias, estão sendo trabalhadas no Ensino das Ciências da Natureza, em especial, no Ensino de Física. Os resultados foram agrupados em tabelas que mostram os pontos comuns e incomuns das mesmas, e posteriormente foi discutida a aplicação delas no Ensino de Física. Foi possível compreender que essas práticas de ensino e de aprendizagem em sala de aula - têm o professor como agente primordial e o aluno como protagonista do processo de aprendizagem. Logo, são propostas inovadoras e que podem render resultados positivos cabendo a elas favorecer na aprendizagem centrada no próprio aluno, é possível adotá-las e adaptá-las, entretanto, essas propostas devem ser compreendidas como uma estratégia a ser incorporada conforme a necessidade do professor e do contexto em que será trabalhada dentro do Ensino de Física ou de Ciências como um todo.


Palavras-chave


Currículo, Ensino de Física, Metodologias

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