UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE AS PRINCIPAIS VERTENTES DE PESQUISA SOBRE O AUTISMO
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar as publicações consideradas de alta relevância, em periódicos nacionais, sobre o TEA, de modo a identificar as principais vertentes de estudo, métodos, e linhas para pesquisas futuras. Foi elaborada uma revisão sistemática de literatura utilizando o Google Scholar como ferramenta de busca e refinamento dos resultados. Após a aplicação de filtros de qualidade e de conteúdo, a amostra final foi de 60 artigos, todos publicados em periódicos, avaliados por pares em blind review, listados como sendo os mais relevantes nas primeiras 5 páginas do Google Scholar. Os principais enfoques editoriais dos periódicos analisados são Psicologia e Medicina, somando 80% das publicações na amostra. Por meio da análise das contribuições de cada artigo, foi possível categorizar dez vertentes de pesquisa: Diagnóstico, Família e Autismo, Abordagens, Práticas Pedagógicas, Tratamento/ Terapia, Inclusão, Comportamento, Comunicação, Genética, Processo Evolutivo. Trabalhos de campo qualitativos no contexto educacional são minoria na amostra estudada. Há pouco uso de técnicas qualitativas, como: estudo de caso, observação e entrevistas em profundidade, que poderiam contribuir com a identificação de estratégias de ensino inovadoras. Percebe-se que temas como inclusão e práticas pedagógicas possuem baixa quantidade de publicações em periódicos relevantes.
A SYSTEMATIC REVIEW ON THE MAIN ASPECTS OF AUTISM RESEARCH
The objective of this paper is to analyze the publications of high relevance about TEA in Brazilian journals, in order to identify the main study fields, methods, and lines for future research. A systematic literature review was developed using Google Scholar as a search and refinement tool. After the application of quality and content filters, the final sample was 60 articles, all published in journals, evaluated by blind review peers, listed as the most relevant in the first 5 pages of Google Scholar. The main editorial approaches of the analyzed journals are Psychology and Medicine, adding up 80% of the publications in the sample. Through the analysis of the contributions of each article, it was possible to categorize ten research streams: Diagnosis, Family and Autism, Approaches, Pedagogical Practices, Treatment / Therapy, Inclusion, Behavior, Communication, Genetics, Evolutionary Process. Qualitative fieldwork in the educational context is a minority in the sample studied. There is little use of qualitative techniques, such as: case study, observation and in-depth interviews, which could contribute to the identification of innovative teaching strategies. It is noticed that topics such as inclusion and pedagogical practices have a low number of publications in relevant journals.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP
ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083
Periodicidade: Trimestral
Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Indexadores
Estatística de Acesso à RUEP
Monitorado desde 22 de novembro de 2016.