Um estudo sobre a política nacional de educação ambiental nas escolas públicas

Moacir Fernandes, Rodolfo Molinari

Resumo


Este trabalho avaliou a eficácia da Lei 9.795, que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), na construção de uma consciência ecológica em alunos da 7ª série do Ensino Fundamental. Durante o desenvolvimento do trabalho, abordamos as Conferências das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, onde os temas centrais destas conferências sempre foram a Educação Ambiental. Aproveitamos também para incluir um breve resumo dos acontecimentos que envolveram o Meio Ambiente no Brasil desde o início do século 20 até a aprovação da Política Nacional de Educação Ambiental. O universo em estudo foi de 1.178 alunos regularmente matriculados na 7ª série do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais de Santos, em três períodos: manhã, com 749 alunos; tarde, com 339 alunos; e noite, com 90 alunos. Diante de um universo relativamente grande, optou-se por um procedimento estatístico de amostragem. O trabalho de pesquisa foi elaborado em uma amostra de 210 alunos da 7ª série que representa aproximadamente ¼ do universo e que garante um nível de confiança de 95%, com uma margem de erro entre 10% a 5% (GIL, 1996). Os dados foram obtidos por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas, cuja análise e interpretação dos dados nos levaram a questionar a eficácia da Lei 9.795 e que temos um longo caminho a percorrer no que diz respeito aos temas ambientais. Certamente, só teremos uma conscientização mais evidente se forem aplicados e adotadas com mais intensidade a transversalidade e a interdisciplinaridades dos temas ambientais contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

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