PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O PODCAST COMO FERRAMENTA NA APRENDIZAGEM DE CINEMÁTICA

Danielle da Silva Marques, Flávio Izo, Edmundo Rodrigues Júnior, Lucas Poubel Timm do Carmo

Resumo


Vivencia-se um cenário na educação contemporânea, no qual os estudantes de física se distanciam do que é lecionado na sala de aula. Destaca-se o ensino da cinemática em que as fórmulas, muitas vezes, são apresentadas pelo professor através de uma abordagem tradicional. Os alunos se sentem desestimulados e consequentemente enfrentam dificuldades no aprendizado. Assim, apresentamos uma sequência didática, envolvendo o podcast como uma ferramenta facilitadora da assimilação desse conteúdo para alunos do 9º ano do ensino fundamental. Foi utilizado o modelo de mineração de textos webibliomining para embasar o trabalho. A sequência didática contribui para a inserção da tecnologia no ambiente escolar, além de potencializar a produção de saberes construídos de forma coletiva. Espera-se que a sequência didática possa ser aplicada ou adaptada para outros públicos em outros contextos.

PROPOSED DIDACTIC SEQUENCE: THE PODCAST AS A TOOL IN LEARNING KINEMATICS

There is a scenario in contemporary education in which students of physics distance themselves from what is taught in the classroom. The teaching of kinematics stands out, in which formulas are often presented by the teacher through a traditional approach. Students feel discouraged and consequently face difficulties in learning. Thus, we present a didactic sequence, involving the podcast as a tool to facilitate the assimilation of this content for 9th grade students. The model of web-based text mining was used to underpin the work. The didactic sequence contributes to the insertion of technology in the school environment, in addition to enhancing the production of knowledge built collectively. It is hoped that the didactic sequence can be applied or adapted for other audiences in other contexts.


Palavras-chave


podcast, cinemática, sequência didática

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