COACHING: ABANDONANDO O VITIMISMO E ASSUMINDO O PROTAGONISMO. OBSERVAÇÕES DA MARCA: NEYMAR JR.

Arminda Tereza dos Santos Costa, Marcello Árias Dias Danucalov

Resumo


Este artigo concentra-se no estudo sobre a comunicação e o coaching no desenvolvimento das competências da marca. Apresenta o papel do marketing e da comunicação organizacional no desenvolvimento das competências dos produtos ou serviços. Esclarecendo o que é coaching; o coaching esportivo e de que forma o processo de coaching contribui para a melhoria da comunicação com relação a uma marca, um jogador de futebol; analisar como o processo o qual o jogador tem tido sua marca envolvida afetou os seus resultados como gestão de marca; avaliar de que forma o coaching poderia contribuir para o desenvolvimento das competências da marca Neymar Jr; verificar como as práticas e ferramentas de coaching podem ser utilizadas pelo profissional de comunicação. A pesquisa bibliográfica permitiu avaliar o processo de coaching e comunicação e sua importância no processo de resolução de conflitos. Os resultados permitiram analisar uma performance do marketing esportivo – marca Neymar Jr e a conclusão de que o processo de coaching poderia contribuir para o desenvolvimento da comunicação estratégica.

COACHING: ABANDONING VICTIMISM AND TAKING THE LEAD. BRAND OBSERVATIONS: NEYMAR JR.

This article focuses on the study of communication and coaching in the development of brand competencies. It presents the role of marketing and organizational communication in the development of product or service competencies. Clarifying what coaching is; sports coaching and how the coaching process contributes to improved communication with a brand, a football player; analyze how the process in which the player has had his brand involved affected his results as brand management; evaluate how coaching could contribute to the development of Neymar Jr brand competencies; check how practices and coaching tools can be used by the communication professional. The bibliographic research allowed to evaluate the process of coaching and communication and its importance in the process of conflict resolution. The results allowed to analyze a performance of sports marketing - Neymar Jr brand and the conclusion that the coaching process could contribute to the development of strategic communication.


Palavras-chave


coaching; comunicação; responsabilidade; marketing esportivo

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