A RELAÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA COM AS FINANÇAS PESSOAIS

Gevair Campos, Gabriel Abreu de Almeida, Kennedy Martins Chaves, Maria Eduarda Borges Viana, Mateus Pereira da Silva

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo identificar do comportamento financeiro pessoal de alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma Escola da rede Estadual na cidade de Unaí/MG. Para fundamentar as discussões dos resultados foi proposto em seu referencial teórico conceitos básicos sobre administração financeira pessoal, planejamento financeiro, educação financeira, e matemática financeira. O estudo caracterizou-se por um questionário quantitativo e descritivo, levantando dados sobre diversos aspectos financeiros com 20 alunos. Entre os resultados, identificaram-se alunos que utilizam algumas práticas para o controle financeiro, tais como aplicativos financeiros do banco, anotações em caderno, além disso, procuram reservar mensalmente e priorizar as necessidades.

THE RELATIONSHIP OF HIGH SCHOOL STUDENTS IN A PUBLIC SCHOOL WITH PERSONAL FINANCES

This article presents the results of a research that had as objective to identify the personal financial behavior of students of the third year of High School of a School of the State network in the city of Unaí / MG. In order to base the discussions on the results, basic concepts about personal financial management, financial planning, financial education, and financial mathematics were proposed in its theoretical framework. The study was characterized by a quantitative and descriptive questionnaire, raising data on several financial aspects with 20 students. Among the results, students were identified who use some practices for financial control, such as financial applications of the bank, notebook notes and, moreover, seek to book monthly and prioritize the needs.


Palavras-chave


planejamento financeiro. finanças pessoais. comportamento financeiro. estudantes

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP

ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083

Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Indexadores

 

Estatística de Acesso à RUEP

Monitorado desde 22 de novembro de 2016.