RISCO DE DERMATITE EM PACIENTES COM DIGNÓSTICO DE LESÃO MEDULAR COM INCONTINÊNCIA URINÁRIA

Renato Ribeiro Nogueira Ferraz, Mariela Senas da Silva Pinto, Renata Passanante, João Victor Fornari, Francisco Sandro Menezes Rodrigues, Anderson Sena Barnabé

Resumo


Introdução: A dermatite associada à incontinência (DAI) é uma manifestação clínica de lesões de pele associadas à umidade, comum em pacientes com incontinência urinária e/ou fecal. Trata-se de uma inflamação de pele que ocorre em consequência do contato da pele perineal, perigenital, perianal e adjacências com a urina e fezes. As lesões causadas pela DAI caracterizam-se por erosão da epiderme e aparência macerada da pele. A identificação e a prevenção destas lesões de pele são importantes tendo em vista que, se não tratadas de forma adequada, podem evoluir para lesões de maior gravidade e piorar o estado do paciente. Objetivo: Realizar uma revisão sistemática com o intuito de verificar qual forma de prevenção e cuidados realizados pela enfermagem mostrou-se mais eficaz na DAI, apresentando melhora significativa nas lesões. Método: Foi feita uma pesquisa bibliográfica na base de dados PubMed / MEDLINE, no período de fevereiro de 2013. Resultados: Foram incluídos na avaliação apenas quatro artigos, que efetivamente tratavam dos cuidados e citavam produtos utilizados para a prevenção e o cuidado destas lesões. Conclusão: A atuação da equipe de enfermagem na prevenção e na identificação destas lesões, assim como na criação de um plano de cuidados associando o uso de técnicas e produtos destinados a grupos que apresentam maior risco para desenvolver DAI, como é o caso dos pacientes com lesão medular, são essenciais.


Texto completo:

PDF

Referências


BRUNI, Denise Stela; STRAZZIERI, Kelly Cristina; GUMIEIRO, Marcella Nicoletti; GIOVANNI, Romy; SÁ, Vinício de Góes; FARO, Ana Cristina Mancussi. Aspectos fisiopatológicos e assistenciais de enfermagem na reabilitação da pessoa com lesão medular. Rev. Esc Enferm USP, v.38, n.1, p.71-79, 2004.

DOMANSKY, Rita de Cássia; BORGES, Eliane Lima; Manual de prevenção de lesões de pele. Recomendações baseadas em evidências. Rio de Janeiro: Rubio, 2012.

OLIVEIRA, Jorge. Cuidados à pele: lesões por humidade vs. úlceras de pressão. Livro de Actas. Conferência Internacional sobre enfermagem geriátrica. Lisboa, 2011.

BEECKMAN, D.; SCHOONHOVEN, L.; VERHAEGHE, S.; HEYNEMAN, A.; DEFLOOR, T. Prevention and treatment of incontinence-associated dermatitis: literature review. J Adv Nurs, v.65, n.6, p.1141-1154, 2009.

MARCARINI, Claudila; TONIOLLO, Cleide Luciana; CORDAZZO, Fabiane; BRAGAGNOLO, Neiva; ASCARI, Rosana Amora. Desenvolvimento de Normas e técnicas para prevenção de lesões de pele. Revista Científica CENSUPEG, n.2, p.149-162, 2013.

MARTINHO, Joana; FAUSTINO, Liliana; ESCADA, Maria. Vantagens do uso de cremes barreira vs. película polimérica em dermatites de contato e lesões por umidade: revisão sistemática. Journal of Aging & Inovation, v.1, n.6, p.21-33, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP

ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083

Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Indexadores

 

Estatística de Acesso à RUEP

Monitorado desde 22 de novembro de 2016.