ESTRATÉGIAS DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO MÉDICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE MONITORIA E ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Ingrid Alves Silva Nascimento, Ana Clara de Almeida Valadão, Maria Julia da Fonte Barbosa, Ludmila Mourão Xavier Gomes Andrade, Monica Augusta Mombelli

Resumo


Foco temático: O monitoramento acadêmico como ferramenta de apoio ao ensino no curso de Medicina, integrando metodologias ativas e práticas interativas. Objetivo: Relatar a experiência do monitoramento acadêmico no Módulo de Programa de Integração Ensino, Serviço e Comunidade do primeiro ano do curso de Medicina em uma universidade pública do oeste do Paraná. Método: Estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, baseado em atividades síncronas e assíncronas realizadas ao longo do monitoramento. Resultados: As atividades promoveram melhorias significativas na aprendizagem, com destaque para o desenvolvimento de habilidades interpessoais, comunicação, liderança e resolução de problemas. Conclusões: O monitoramento acadêmico demonstrou-se uma estratégia eficaz no apoio ao ensino, especialmente para estudantes ingressantes, favorecendo uma aprendizagem ativa, lúdica e interativa, essencial à formação no ensino médico contemporâneo.

ACTIVE TEACHING-LEARNING STRATEGIES IN MEDICAL TRAINING: AN EXPERIENCE REPORT ON MONITORING AND PRIMARY HEALTH CARE

Thematic Focus: Academic monitoring as a support tool for teaching in the Medical course, integrating active methodologies and interactive practices. Objective: To report the experience of academic monitoring in the Module of the Program for Integration of Teaching, Service, and Community in the first year of the Medical course at a public university in western Paraná, Brazil. Method: A descriptive and exploratory study with a qualitative approach, based on synchronous and asynchronous activities carried out throughout the monitoring process. Results: The activities significantly enhanced the learning process, especially in the development of interpersonal skills, communication, leadership, and problem-solving abilities. Conclusions: Academic monitoring proved to be an effective pedagogical strategy to support teaching, particularly for first-year students, fostering active, playful, and interactive learning, which is essential for academic and professional training in contemporary medical education.


Palavras-chave


monitoria; atenção primária à saúde; metodologias ativas

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP

ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083

Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., submissões até 31 de março, publicação da edição até 15 de agosto.
Segundo trimestre, abr./jun., submissões até 30 de junho, publicação da edição até 15 de outubro.
Terceiro trimestre, jul./set., submissões até 30 de setembro, publicação da edição até 15 de janeiro.
Quarto trimestre, out./dez., submissões até 31 de dezembro, publicação da edição até 15 de abril.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Indexadores

 

Estatística de Acesso à RUEP

Monitorado desde 22 de novembro de 2016.