CONSTRUÇÃO IN VITRO DO PEPTÍDEO SINTÉTICO ANTIMICROBIANO GOMESINA

Talita Souza, Cleide Barbieri de Souza

Resumo


Grande parte dos antibióticos convencionais atuam seletivamente sobre um grupo específico de bactérias, inibindo seu crescimento e destruindo-as. Porém sua ação é lenta se comparada à velocidade de duplicação de uma bactéria, favorecendo o surgimento de microrganismos multirresistentes aos antibióticos de ultima geração, constituindo então o principal agravante no combate as doenças infecciosas. Desta forma, o uso de recursos alternativos e novas tecnologias para o encontro e/ou desenvolvimento de substâncias com potencial antibiótico mais eficaz torna-se fundamental .

Dentre varias moléculas estudadas os peptídeos provenientes de animais têm despertado bastante interesse devido às suas atividades como mediadores farmacológicos antimicrobianos. A ação dos peptídeos já é conhecida cientificamente desde a década de 60, entretanto estudos com aracnídeos ainda não tinham sido realizados. Nos últimos anos a caranguejeira Acanthoscurria gomesiana se tornou alvo dos estudiosos, pelo simples fato de apresentar uma alta expectativa de vida, deduzindo-se que a mesma possua uma alta resistência imunológica.

Foram extraídos de sua hemolinfa 4 peptídeos, dentre estes a Gomesina (Gm) que apresenta um amplo espectro de atividades contra fungos, parasitas e principalmente bactérias. Por apresentar ação direta sobre a membrana do microrganismo patogênico em estudo o peptídeo Gm tem uma ação muito rápida. Apesar dos avanços nas pesquisas teórico/prática desta tecnologia, a falta de investimentos causa lentidão no processo de melhoramento que propiciaria sua utilização como antimicrobiano em humanos. Desta forma o investimento em pesquisas nesse ramo torna-se fundamental visto que os peptídeos apresentam um grande potencial para serem aplicados como compostos ativos na geração de novas drogas de amplo espectro, tornando-se uma fonte promissora no combate aos microrganismos multirresistentes. Então como objetivo deste projeto utilizando os conhecimentos explorados na literatura para estabelecer protocolo; e, utilizar as técnicas da engenharia genética para a construção in vitro da sequência nucleotídica do peptídeo Gm, seguida da amplificação do fragmento de DNA correspondente ao gene estrutural codificador do peptídeo antimicrobiano Gomesina (Gm) confirmada em perfil eletroforético, pois o  conhecimento da estrutura gênica desse peptídeo é de fundamental importância para que seja possível  realizar alterações que possibilite que este peptídeo se enquadre da melhor forma possível a aplicação terapêutica.


Texto completo:

PDF

Referências


CARMONA, Marcela Dos Santos. Estudos conformacionais da gomesina e de alguns de seus análogos. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2013.

COSTA, Gabriel Bueno da. Substância da aranha pode combater doenças. Agência Universitária de Notícias, São Paulo, v. 1, n. 36, p.1-1, 21 mar. 2003. Diário. Disponível em: . Acesso em: 03 fev. 2014.

DAFFRE, Sirlei et al. Peptídeos Antibióticos. Disponível em: . Acesso em: 23 jun. 2013.

DOMINGUES, Tatiana Moreira. Síntese, estudo conformacional e mecanismo de ação da Gomesina. 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Medicina, Departamento de Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: . Acesso em: 22 dez. 2013.

DORNELLES, Michele Flores; MARQUES, Maria da Graça Boucinha; RENNER, Márcia Ferret. Revisão sobre toxinas de Anura( Tetrapoda,Lissamphibia) e suas aplicações biotecnológicas. Ciência em Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. , p.103-117, fev. 2010. Anual. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2014


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP

ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083

Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Indexadores

 

Estatística de Acesso à RUEP

Monitorado desde 22 de novembro de 2016.