O administrador e suas competências

Douglas Cassiano Sales, Domeiver Verni

Resumo


Recentemente, nas grandes (multinacionais) e pequenas empresas, é adotado métodos de gestão para melhor desenvolvimento da mesma. O presente artigo aborda um conjunto de competências consideradas importantes para a formação profissional dos administradores, procurando verificar se o desenvolvimento de tais competências têm sido efetivamente estimulado nas organizações de trabalho. As Competências Comportamentais, Intelectuais, Comunicação, Sociais e até mesmo Organizacionais são todas aquelas que possibilitam a execução de determinadas atividades ligada às características e personalidades, no âmbito profissional, de um indivíduo, bem como podem obtidas e aprimoradas através de treinamentos e auto desenvolvimento. Estudos de sociólogos, especialista e pedagogos apresentam opiniões divergentes para este tema. Uns acreditam que seja a iniciativa de assumir responsabilidades, outros com a capacidade concreta e abstrata de agir e muitos com a inteiração de fatores como habilidades, conhecimentos e atitudes. No entanto, estes diferentes estudos são inerentes ao investimento profissional e sua atuação.


Texto completo:

PDF

Referências


SOUZA, Luís Cláudio Paiva de. AS COMPETÊNCIAS PARA A VIDA. 2012. 2 f. Tese (Doutorado) - Curso de Psicólogo, Universidade Estadual Paulista-UNESP-campus de Botucatu, São Paulo, 2012.

Disponível em : acesso em 19/08/2015

SOUZA, Luís Cláudio Paiva de. Competências Comportamentais. 2014. 2 f. Tese (Doutorado) - Curso de Psicólogo, Universidade Estadual Paulista-UNESP-campus de Botucatu, São Paulo, 2014.

Disponível em : acesso em 19/08/2015

MARQUES, José Roberto. Competências Comportamentais Mais Valorizadas. 2014. 2 f. Tese (Doutorado) - Curso de Gestão de Pessoas e Administração de Empresas, Instituto Brasileiro de Coaching - IBC, São Paulo, 2014

Disponível em : acesso em 19/08/2015

ONLINE, Equipe Pesquisa Salarial da Catho. Modelos de Habilidades e Competências. 2014. 2 f. Tese (Doutorado) - Curso de Gestão de Pessoas e Administração de Empresas, São Paulo, São Paulo, 2014.

Disponível em : acesso em 19/08/2015


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP

ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083

Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Indexadores

 

Estatística de Acesso à RUEP

Monitorado desde 22 de novembro de 2016.