Comparando os tratamentos fisioterapêuticos na Doença de Legg-Calvé-Perthes: uma revisão sistemática
Resumo
A Doença de Legg-Calvé-Perthes (DLCP) começou a ser conhecida em 1910 e foi caracterizada por uma necrose isquêmica ou avascular do núcleo de ossificação da cabeça femoral sucedido de uma fratura subcondral, revascularização e remodelação do osso morte durante o desenvolvimento da criança (ARAÚJO, 2010). Apesar de haverem diversas pesquisas sobre a doença, sua etiologia e tratamento ainda são incertos. A justificativa mais aceita para o desencadeamento dessas alterações é o bloqueio do suprimento sanguíneo feito por vasos provenientes da artéria circunflexa medial na epífise proximal do fêmur, gerando uma série de episódios isquêmicos (BERTOL, 2004). A pesquisa tem como objetivo realizar uma revisão literária sistemática a respeito dos tratamentos fisioterapêuticos da Doença Legg-Calvé-Perthes, avaliando a efetividade das condutas, bem como descrevendo as técnicas e métodos com os resultados positivos e negativos adquiridos nos tratamentos e a importância deste e de seu conhecimento.Os artigos utilizados serão da base de dados: Bireme e Scielo. Serão incluídos aqueles publicados no período de 2003 a 2015 , que abordem a utilização dos recursos fisioterapêuticos, a finalidade com que foram utilizados, a frequência e a resposta do paciente ao tratamento. Os artigos selecionados serão revisados e discutidos para elaboração dos resultados.
Palavras Chave: Necrose; epífise; fêmur; remodelação; fisioterapia.Texto completo:
PDFReferências
ARAÚJO, Heitor F. C.. Efetividade do tratamento fisioterapêutico na Doença de Legg-Calvé-Perthes. 2010. Disponível em: . Acesso em: 29 ago. 2015.
BRECH, Guilherme Carlos; GUARNIERO, Roberto. Avaliação do tratamento fisioterapêutico na doença de Legg-Calvé-Perthes. 2006. Disponível em: . Acesso em: 18 ago. 2015.
FELÍCIO, Lilian Ramiro; BARROS, Ana Regina de Souza B.; VOLPON, José Batista. Abordagem fisioterapêutica em crianças com doença de Legg-Calvé-Perthes submetidas à instalação do artrodistrator: estudo de caso. 2005. Disponível em: . Acesso em: 05 set. 2015.
GUARNIERO, Roberto et al. Classificação e tratamento fisioterapêutico da doença de Legg-Calvé-Perthes: uma revisão.. 2005 Disponível em: . Acesso em: 05 set. 2015.
MATOS, Areolino Pena et al. Reabilitação física em portadores de Legg-Calvé-Perthes após osteotomia de Salter – protocolo de orientação domiciliar. 2013. Disponível em: . Acesso em: 05 out. 2015.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP
ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083
Periodicidade: Trimestral
Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 15 de janeiro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Indexadores
Estatística de Acesso à RUEP
Monitorado desde 22 de novembro de 2016.