O Uso não médico de Metilfenidato (MPH) como "pílula de estudo"entre jovens universitários.

Leonardo Chaves Machado, Marizia do Amaral Toma

Resumo


Introdução: A função do metilfenidato, é melhorar a atenção, memória e a capacidade intelectual em algumas desordens neurais, tais como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Nos últimos anos, o MPH tem sido consumido indiscriminadamente por universitários com o intuito de potencializar a capacidade intelectual e com esse aumento, crescem a necessidade de avaliar as consequências do uso do medicamento quando utilizado por indivíduos jovens saudáveis. Objetivo: Buscar, sob o ponto de vista teórico, os efeitos a curto e longo prazo na atenção e nos vários tipos de memória e as consequências do uso do MPH sem indicação médica por estudantes universitários e animais. Método: Foi realizada uma revisão sistemática de publicações de 2000 -2015, indexadas nas bases bibliográficas PubMed e SciELO. Resultados: Foram utilizados trabalhos com indivíduos jovens-adultos e ratos sem TDAH em diferentes tarefas e dosagens. De acordo com a revisão baixas doses de MPH mostraram uma melhora da atenção; da memória operacional; da memória declarativa; da memória espacial e um aumento de interesse por cálculos matemáticos. Outros autores contestaram estes resultados mostrando que não ocorreu nenhuma melhoria da memória espacial, e além disso foi encontrado dificuldades em processar informações devido a um super alerta causado pelo uso do MPH; um aumento da distração principalmente de informações auditiva também foi verificado; além de prejuízos de atenção e até hiperatividade. Dois trabalhos avaliaram o efeito subjetivo do medicamento, o primeiro mostrou que um placebo produziu o mesmo efeito do MPH e o outro mostrou que a potencialização cognitiva apontada pelos voluntários não era real e pode estar relacionada com a tendência humana de superestimar as novas tecnologias sem se preocupar com os riscos. Outro dado importante da revisão é que um dos locais de ação do metilfenidato é o córtex pré-frontal e este só termina seu desenvolvimento na segunda década de vida, como ele é responsável pelo controle de julgamentos, inibição de comportamentos e emoções, além de ser o local executivo da memória operacional, pensamento lógico e tomada de decisão, a introdução de uma substância que altera os níveis das catecolaminas, tal como o MPH, pode prejudicar a maturação do córtex pré-frontal e causar graves consequências comportamentais, além de causar prejuízos graves da memória operacional de curto e longo prazo. Conclusão: Alertar os universitários sobre os riscos do uso do metilfenidato como “pílula de estudo” se torna cada vez mais necessário, visto que a comprovação do comprometimento cerebral é demonstrada cada vez com mais evidencias.


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