PROTEÇÃO RADIOLÓGICA DOS TRABALHADORES EXPOSTOS À RADIAÇÃO IONIZANTE

Nathaly Andrade Gomes, Paulo Pinhal Júnior

Resumo


Este trabalho trata-se de uma revisão de literatura, o qual foi elaborado com base em artigos acadêmicos, referente à área da radiologia. O tema proposto “proteção radiológica dos trabalhadores expostos à radiação ionizante” tem o objetivo de enfatizar a importância do uso adequado dos equipamentos de proteção radiológica, os riscos aos quais os profissionais são submetidos ao trabalhar sem proteção e principalmente os riscos que a exposição à radiação ionizante pode gerar tanto para o profissional, quanto para o paciente que também é exposto. Através da descoberta do raio X em 1895 pelo pesquisador Wilhelm Conrad, constatou-se segundo ele que esse raio era capaz de atravessar o corpo humano, causando algumas reações em chapas fotográficas, onde como resultado era possível obter imagens do interior do corpo. (SILVA et al;2013);(SEPÚLVEDA  et al;2014).Após a descoberta, Roentgen concluiu que a radiação ionizante em contato com o corpo humano causava efeitos biológicos, sendo assim seu uso indevido pode resultar em sérias consequências altamente danosas a saúde. (SOARES; PEREIRA; FLÔR; 2011). A radiação é transmitida por raios-x e gama, pois possuem energia suficiente para ionizar átomos, ela vem sendo cada vez mais utilizada em diagnósticos por imagem e também em tratamentos de doenças. (OKUNO; 2013). Hoje com a área radiológica em expansão, cada vez mais surgem novos equipamentos de última geração, aprimorando assim os tratamentos/exames e reduzindo a radiação. (SOARES;PEREIRA;FLÔR;2011). A radiologia é uma área na qual os benefícios e riscos caminham lado a lado, por isso é indispensável que o profissional seja capacitado para tal função, que conheça os riscos, conheça os equipamentos de proteção e obedeça as normas de proteção radiológica. Um profissional que se expõe, que não toma as medidas preventivas não põe somente a si mesmo em risco, coloca também o paciente em risco e trabalhar na área da saúde é estar disposto a cuidar do próximo e não prejudica-lo. (BRAND; FONTANA; SANTOS; 2011). O tema deste trabalho é assunto de várias pesquisas, porque não se trata de um assunto qualquer, é uma forma de conscientizar tanto os profissionais, como também os futuros profissionais e pessoas leigas. Porque atualmente, infelizmente há profissionais desta área que desconhecem as normas de proteção radiológica, não utilizam os parâmetros de proteção radiológica como se deve e outros que não tem uma visão completa dos riscos ocupacionais em radiologia aos quais podem se submeter. É claro que nem tudo é culpa do profissional, em alguns locais da área da saúde, a situação dos serviços de radiologia não está como deveria, “foge” das normas de segurança e também da prática da radioproteção. (FLÔR; GELBCKE; HUHN; 2013). Neste caso, conscientização é a palavra-chave deste estudo para deixar claro que a segurança é muito importante, e que a radiação ao mesmo tempo em que pode ser benéfica, pode ser também altamente prejudicial se utilizada de maneira indevida.


Texto completo:

PDF

Referências


BRAND, Cátia Inácia; FONTANA, Rosane Teresinha; SANTOS, Antônio Vanderlei dos. A saúde do trabalhador em radiologia: algumas considerações. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 20, n. 1, p. 68-75, Mar. 2011 . Disponível em: . Acesso em 01 Out. 2015

FLÔR, Rita de Cássia; GELBCKE, Francine Lima; HUHN, Andréa. Equipamento de Proteção Radiológica e o desgaste do trabalhador. Ix Latin American Irpa Regional Congress On Radiation Protection And Safety: Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica - SPBR, Rio de Janeiro, p.1-8, 2013. Disponível em: . Acesso em: 01 out. 2015.

OKUNO, Emico. Efeitos biológicos das radiações ionizantes: acidente radiológico de Goiânia. Estud. av., São Paulo , v. 27, n. 77, p. 185-200, 2013 . Disponível em . Acesso em 01 out. 2015. .

SEPÚLVEDA, Lucas Lago Leal. et al. Situação dos serviços de radiologia e a saúde ocupacional de seus trabalhadores.Revista Interdisciplinar: Centro Universitário UNINOVAFAPI, Teresina, v. 7, n. 2, p.134-143, jun. 2014. Trimestral. Disponível em: . Acesso em: 01 out. 2015.

SILVA, Natanael Oliveira. et al. Incentivando a Prática da Radioproteção. Ix Latin American Irpa Regional Congress On Radiation Protection And Safety: Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica - SPBR, Rio de Janeiro, p.1-6, abr. 2013. Disponível em: . Acesso em: 01 out. 2015.

SOARES, Flávio Augusto Penna; PEREIRA, Aline Garcia; FLOR, Rita de Cássia. Utilização de vestimentas de proteção radiológica para redução de dose absorvida: uma revisão integrativa da literatura. Radiol Bras, São Paulo , v. 44, n. 2, p. 97-103, abr. 2011 . Disponível em: . Acesso em: 01 out. 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP

ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083

Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Indexadores

 

Estatística de Acesso à RUEP

Monitorado desde 22 de novembro de 2016.