Os Equipamentos Radiográficos

Thomas Emanuel dos Santos Moreira, Paulo Pinhal Júnior

Resumo


A radiação X, tal como é conhecida, foi descoberta no dia 8 de Novembro de 1895, na cidade de Wisburg, Alemanha, pelo cientista Alemão Wilehm Conrad Roentgen, quando fazia experiências com descargas de alta tensão em tubos contendo gases. (PEREIRA, 2012) Dando início assim a radiologia diagnóstica que visa fundamentalmente fornecer diagnósticos por imagem e condições de trabalho seguro aos técnicos de raios-X e aos pacientes, bem como conscientizar os técnicos da necessidade de utilizar técnicas radiográficas que permitam uma redução da dose de radiação nos pacientes fazendo assim uma utilização devida e compromissada dos equipamentos, que por mais simples em termos de praticidade que parece ser, é necessário ter o conhecimento básico dos equipamentos de Radio Diagnóstico e equipamentos de Proteção Radiológica. Atualmente, no mundo globalizado de hoje, existem diversas máquinas radiográficas em diversos Países, Cidades, Estados e Municípios a disposição dos Técnicos especializados para usufruir dessa tecnologia e gerar uma melhoria na saúde, tanto pública quanto privada. Entre essas máquinas espalhadas pelo mundo estão as categorias: Fixos, Portáteis e Móveis; Tais como a Mesa dos Exames, Painel de comando, Cabeçote e Braço Articulado, Bucky Vertical, Chassis Radiográficos, Processadora, Reveladora, Secador Radiográfico. (BONTRAGER, 2003) Sendo assim, o raio-x que é predominante na área de diagnóstico por imagem, juntamente com os equipamentos necessários, se torna de vital importância para a área de saúde. Uma forma de diagnóstico e prevenção relativamente nova, ainda em crescimento, mas ainda sim imprescindível.

Texto completo:

PDF

Referências


BONTRAGER. Tratado de técnica radiológica e base anatômica. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p.15-17, out. 2003.

DOWDEY et al. R.C Christensen's physics of diagnostic radiology. Willians & Wilkins, Filadélfia, v. 2, n. 4, p.32-36, maio 1990.

DAMAS, Karina Ferrassa. Tratado Prático de Radiologia. Yendis Editora, São Caetano do Sul, SP, v. 4, n. 3, p.20-22, dez. 2010.

PEREIRA, Ricardo. Equipamentos Radiológicos. 2015. 2 f. Monografia (Especialização) - Curso de Ciências Biológicas, UEG, São Paulo, 2012. Disponível em: . Acesso em: 01 out. 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP

ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083

Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Indexadores

 

Estatística de Acesso à RUEP

Monitorado desde 22 de novembro de 2016.