ANÁLISE DO CONHECIMENTO E UTILIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINAGEM POR DOCENTES NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

André Luiz Silva de Jesus, Beatriz di Marco

Resumo


Introdução: As estratégias de ensinagem possuem como propósito fundamental fornecer aos docentes maneiras de planejar as disciplinas de forma organizada e de acordo com as operações de pensamento, dinâmicas em aula, avaliação e recursos materiais disponíveis. Portanto, é necessário que o mesmo tenha ciência das estratégias descritas na literatura e suas possíveis aplicações.

Objetivo: Avaliar o conhecimento, aplicação e desafios dos docentes em relação às estratégias de ensinagem de forma qualiquantitativa em um curso superior de tecnologia em Radiologia na Baixada Santista, São Paulo.

Metodologia: Para o levantamento de dados foi elaborado um questionário direcionado aos docentes com perguntas relacionadas à sua formação, sobre as estratégias de ensinagem conhecidas e aplicadas, além das influências e dificuldades encontradas para sua aplicação.

Resultados: Os resultados demonstram o conhecimento da maioria dos docentes sobre as estratégias. Porém foi constatada uma variedade limitada de aplicação, com destaque para a aula expositiva dialogada e estudo de caso. Isso condiz com as características do curso no que diz respeito a sua curta duração e inserção na área da saúde. As principais dificuldades relatadas na aplicação são a formação deficiente dos alunos e heterogeneidade da turma.

Conclusão: A partir dos resultados é possível concluir que as possibilidades de aplicações das estratégias na instituição pesquisada ainda são um desafio, para discentes e docentes. Neste contexto, a instituição possui um papel fundamental na melhoria da qualidade e condições para a aplicação das estratégias de ensinagem.

Palavras-chave


Estratégias de Ensinagem; Tecnologia em Radiologia; Ensino superior;

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP

ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083

Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Indexadores

 

Estatística de Acesso à RUEP

Monitorado desde 22 de novembro de 2016.