LIGAÇÕES QUÍMICAS: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
Resumo
Este trabalho propõe mostrar e analisar a visão que quinze estudantes ingressantes, no curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe, apresentam sobre Ligações Química, o qual é considerado um tema bastante abstrato para ser ensinado, pelo fato de si distanciar do cotidiano do aluno, e por esse motivo torna-se um assunto muitas das vezes difícil de ser compreendido por alguns estudantes, que geralmente apresentam conceitos errôneos sobre esse tema mesmo tendo contato com o mesmo durante a educação básica e início da graduação. Para isso foram aplicados questionários, que foram analisados e categorizados, seguindo o modelo de análise do conteúdo de Bardin (1977). Os resultados mostraram traços de formalismo cientifico, como também alguns erros conceitos, o que sugere que o questionário sugerido aqui pode ser usado para uma sondagem inicial sobre o tema.
Palavras-chave
ligações químicas; concepções alternativas; ensino de química
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP
ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083
Periodicidade: Trimestral
Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Indexadores
Estatística de Acesso à RUEP
Monitorado desde 22 de novembro de 2016.