AULAS INVESTIGATIVAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS

Tatiane do Nascimento Lima, Edihanne Gamarra Arguelho, Rogério Rodrigues Faria

Resumo


O Ensino por Investigação visa o desenvolvimento de atividades científicas, em que os alunos perguntam e resolvem problemas por meio das investigações dos questionamentos. O objetivo deste trabalho foi desenvolver práticas pedagógicas focadas no Ensino por Investigação com enfoque no tema “Diversidade biológica e classificação dos seres vivos”. O projeto foi desenvolvido em conjunto com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e alunos do 6º e 7º ano da Escola Estadual Professora Dóris Mendes Trindade, localizada no município de Aquidauana (MS). Neste trabalho foi observado que o uso de aulas investigativas como ferramenta de conhecimento da diversidade dos seres vivos mostrou-se satisfatória, uma vez que foi possibilitado aos alunos serem protagonistas na busca por respostas e na apresentação dos resultados em forma de trabalho por eles desenvolvidos.

INVESTIGATIVE EDUCATION: REPORT OF AN EXPERIENCE IN THE SCIENCE COURSE

Teaching by investigation aims to develop scientific activities, that students answer and solve problems by investigative questions. The objective of this work was to develop pedagogic practices focused in Teaching by Investigation with “Biological diversity and organisms classification” approach. The project was conducted with Universidade Federal de Mato Grosso do Sul and students in 6th and 7th grade of Escola Estadual Professora Dóris Mendes Trindade, located in Aquidauana municipality in Mato Grosso do Sul State. The use of investigative classes as a learning tool in biodiversity was satisfactory, once the students were protagonists in solving problems and in the presentation of their results.


Palavras-chave


educação; ensino por investigação; práticas pedagógicas

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