O ESTUDO DE CASO COMO MÉTODO DE PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS: UMA PERSPECTIVA EPISTEMOLÓGICA

Roberto Araújo da Silva Vasques Rabelo

Resumo


O artigo discute de modo epistemológico o estudo de caso como método de pesquisa e prática pedagógica em ciências humanas e sociais aplicadas. Para tanto, aponta origens e características desse procedimento. O artigo busca responder a seguinte questão-problema: qual a configuração epistemológica do estudo de caso como método de pesquisa e prática pedagógica? Outrossim, a investigação tem como objetivo analisar o estatuto epistemológico do estudo de caso, bem como limites e potencialidades. Com abordagem qualitativa e caráter ensaístico, a pesquisa vale-se de diálogo bibliográfico com fontes sobre estudo de caso, epistemologia e práticas pedagógicas. O artigo considera a relevância do estudo de caso como instrumento de pesquisa e prática pedagógica, tendo em vista sua potencialidade formativa relacionada aos elementos interpretativos mistos que congrega, isto é, seus aspectos qualitativos e quantitativos operacionalizados de modo integrado.

CASE STUDY AS A RESEARCH METHOD AND PEDAGOGICAL PRACTICE IN APPLIED HUMANITIES AND SOCIAL SCIENCES: AN EPISTEMOLOGICAL PERSPECTIVE

The article epistemologically discusses the case study as a research method and pedagogical practice in human and social sciences. Therefore, it points out origins and characteristics of this procedure. It seeks to answer the problem: what is the epistemological configuration of the case study as a research method and pedagogical practice? Furthermore, the investigation aims to analyze the epistemological status of the case study, as well as its limits and potential. With a qualitative approach and an essayistic character, the research uses bibliographical dialogue with sources on case studies, epistemology and pedagogical practices. It considers the relevance of the case study as a research instrument and pedagogical practice, in view of its formative potential related to the mixed interpretative elements that it gathers, that is, its qualitative and quantitative aspects operationalized in an integrated way.


Palavras-chave


estudo de caso. epistemologia. prática pedagógica

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Periodicidade: Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
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